cidade

Corpo de Bombeiros realiza simulado de incêndio no HCMR

Simulado integra a Operação Rota de Emergência iniciado em 2023

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 25/07/2024 às 19:00.
O diretor ambulatorial do HCMR esclarece que essa simulação é a primeira de muitas (LEONARDO QUEIROZ)

O diretor ambulatorial do HCMR esclarece que essa simulação é a primeira de muitas (LEONARDO QUEIROZ)

Na última quinta-feira (25), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou um simulado de incêndio e evacuação no Hospital Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR), em Montes Claros, com a participação de 30 colaboradores e bombeiros.

O simulado faz parte da Operação Rota de Emergência, projeto iniciado em 2023 e desenvolvido pelo CBMMG em todas as cidades nas quais a corporação se encontra presente. A ação é constituída pela realização de um exercício simulado de incêndio e pânico em hospitais para disseminar a cultura de prevenção e autoproteção. Além de testar o plano de intervenção de incêndio dos hospitais, treinar o público interno dos hospitais em situações de incêndio e pânico.

De acordo com tenente do Corpo de Bombeiros de Montes Claros, Kollek Pereira, é muito importante a realização de atividades como essa — “Considerando que não se sabe quando ocorrerá algum incidente como um incêndio, por exemplo, é de suma importância que a brigada dos hospitais saiba como agir nesse tipo de situação. O simulado, materializa as ações que devem ser tomadas por esses profissionais que lidam todos os dias nos hospitais e que eles coloquem em prática o acionamento do Corpo de Bombeiros, combatam o princípio de incêndio, realizem a evacuação do hospital, façam a conferência de todos os pacientes, acompanhantes e funcionários”, relata. 

O simulado foi uma oportunidade para que a Brigada de Incêndio do hospital, recentemente capacitada pelo Corpo de Bombeiros Militar, colocasse em prática os conhecimentos adquiridos e estejam preparados para emergências que envolvam a segurança de todos.

“Hoje, foi o nosso primeiro simulado e fizemos a evacuação de área com o corpo de bombeiros, onde executaremos da forma mais real possível para que se possa garantir a segurança dos pacientes e dos nossos colaboradores. De tempo em tempo, nossos colaboradores são treinados para isso e, conforme pede a legislação, se houver uma ocorrência, todos estarão aptos a corrigir essa falha. A segurança do trabalho é um dos pilares que alavanca o Mário Ribeiro e fazemos esse trabalho de prevenção para evitar os acidentes relacionados ao ambiente de trabalho”, explica Efraim Pereira, coordenador de segurança do HCMR.

Cristiano Junior, diretor ambulatorial do HCMR, explica que esse é o primeiro de vários treinamentos. “Nosso objetivo é aprimorar toda nossa equipe para que, em caso de uma emergência, um incêndio ou alguma avaria que o hospital venha ter, este corpo esteja treinado e acione os bombeiros e estejamos a postos para atendê-los efetivamente, no menor tempo possível e salvando todas as vidas”, diz. 

Antes do simulado, o Corpo de Bombeiros realizou duas reuniões com o hospital para o planejamento das ações e também está prevista uma vistoria de fiscalização para avaliar a situação dos equipamentos de segurança contra incêndio e pânico existentes na Unidade de Saúde.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por