Gilmar Gonçalves da Costa
Colaboração para O NORTE
Muitos acidentes poderiam ser evitados se, conhecimentos simples de primeiros socorros fossem apresentados e realizados nas escolas de forma efetiva durante os duzentos dias letivos de aula no decorrer do aluno. Quando os acidentes ocorrem algumas medidas básicas podem evitar ou diminuir os sofrimentos das pessoas evolvidas, precavendo de complicações futuras e salvando, até mesmo, vidas. É com esta pré-ocupação pela melhor qualidade de vida que, uma parceria foi firmada entre o Corpo de Bombeiro da Cidade de Montes Claros e a Escola Municipal Prefeito Hélio Carneiro. No dia 30 de março, o sargento Marcelo e a soldada Hemanuely, do Corpo de Bombeiro, estiveram presentes nessa escola, realizando uma palestra sobre incêndio e primeiros socorros.
O foco da palestra foi que, o fundamental é saber se previnir em situações de emergência. Em qualquer circunstância de risco de acidente, colocando em perigo a vida de alguem ou de uma comunidade, deve-se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros é necessário e de fundamental importância, mas não exclui os cuidados médico. Além disso, certifique-se de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para você. Os palestrantes mencionaram que, jamais devemos esqueçermos que, um atendimento de emergência mal feito ou conduzido pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.
A palestra fui ministrada em diálogo com a Escola, para isto teve a participação dos alunos e educadores, obvjetivando sensibilizar não apenas os alunos presentes, mas também toda a comunidade de que, a qualidade melhor de vida só é atimgida quando há uma educação comprometida com as várias realidades de possibilidades de ensino e aprendizagem ativas em nosso dia-a-dia relacionadas aos incêndios e atividades de primeiros socorros.
Os palestrantes chamaram a atenção de que muitos acindentes com lapis, canetas, cadeiras, bujões de gás de cozinnha, escadas, instalações elétricas residencias e em escolas ocorrem devido aos cuidados insuficientes das vítimas envolvidas, sobretudo dos familiares e servidores. Para ilustrar tal apresentação o Sargento Marcelo e a Soldada Hemanuely, ultizaram um bujão de gás para salientar dos cuidados que devemos ter para precaver de acidentes, principalmente os domésticos/escolares. Além disso, conforme Marcelo, muitos acidentes de trânsito ocorrerem devido a imprudência dos motorista pelo excesso de velocidade e o não uso dos cintos de segurança e revisão dos automóveis.
Diante de tudo isto, não há esforço para entender que estas são questões também relaciondas à Educação do Campo. Assim, é importante deixar claro que uma educação, sobretudo o ensino aplicado à Educação do Campo – conforme é o da Escola Municipal Prefeito Hélio Carneiro, localida na Zoral Rural do Município de Bocaiúva, só é construída de maneira multiciplinar que vise a sustentabilidade e com parcerias firmadas. Assim, a Escola que ora menciono, parabeniza o apoio do Corpo de Bombeiro pelo trabalho realizado em nossa rede de ensino municipal.
É na perspectiva de evitar acidentes que se presta algumas e breves informações:
1. Deixe o bujão com gás fora da cozinha;
2. Não deixe remédio e produtos químicos ao alcanse de crianças;
3. Cuidado ao andar em piso escorregadio;
4. Não se deve correr com lapis e caneta na mão, porque pode cair e provocar um acidente;
5. Cuidado com o uso de objetos cortantes, como facas e estiletes ou estilhaços de vidros;
6. Cuidados com estalações eslétricas inacabadas;
7. Dirija ou pilote em uma velocidade segura e permitida por lei;
8. Ao dirigir não esqueça do cinto de segurança e pilote com capacete;
9. Quando assistir um acidente ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiro ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgencia – SAMU e passe todas as informações necessárias aos agentes de saúde;
Enfim, a intenção destas informações é chamar a atenção de que, só é possível uma educação para todos e de naneira responsável, se a comunidade estiver dialogando com as escolas e com as unidade públicas de saúde, construindo parcerias e aceitando as direnças (alteridade) dos outros. Mas reconhecendo que, nosso sistema de ensino está precisando de uma reforma. Não é uma reforma de qualquer jeito, mas deixando que todas as pessoas se posicionem, sobretudo aqueles que realmente necessitam mais: os alunos da zona rual. É só assim que teremos uma Educação do Campo conforme rezam as legislações sobre ensino. Esses são exemplos para mais um passe pela educação do campo: parabens a Escola Municipal Prefeito Hélio Carneiro e o Corpo de Bombeiro de Montes Claros.