Samuel Nunes
Repórter
Com a presença da imprensa e de autoridades políticas da região, foi apresentado na manhã de ontem, no auditório da Sociedade Rural, uma série de ações da Copasa, que tem como objetivo a redução de perdas no sistema de abastecimento de água e no uso de energia, além da melhoria do controle ambiental. As ações integram o Programa de Modernização do Setor de Saneamento, implementado pela secretaria nacional de Saneamento Ambiental do ministério das Cidades.
Atualmente a Copasa está investindo R$ 140 milhões em Montes Claros, em obras que visam dotar o município de uma completa infra-estrutura sanitária
Daniel Antunes, chefe do setor operacional norte, ministrou uma palestra sobre o tema e revelou que Montes Claros foi uma das 10 cidades brasileiras selecionadas para participar do projeto demonstrativo Com + Água, cujo objetivo é o gerenciamento integrado das perdas de água e o uso eficiente da energia elétrica.
O diretor da Copasa Márcio Cangussu, afirma ser importante a redução das perdas e o fornecimento da água no seu uso racional pela população e, sobretudo, com responsabilidade.
SUBSTITUIÇÃO
A continuidade dos trabalhos do Com + Água pela Copasa, nos Bairros Todos os Santos, Melo e o Centro da cidade poderão passar por alguns transtornos nos próximos meses, como por exemplo, a movimentação de técnicos da empresa na região, podendo também ocorrer, intervenções físicas nas ruas.
Outra informação diz respeito a recursos, onde a Copasa vai investir R$ 7,2 milhões na substituição das antigas redes de ferro fundido no Centro, atingindo também bairros da área central. O processo de licitação já está em andamento e a previsão é que as obras sejam iniciadas dentro de 90 dias, devendo ser concluídas no prazo máximo de seis meses.
O objetivo do estudo do Programa Com + Água é avaliar o grau de eficiência das medidas implantadas nas cidades selecionadas que vão servir de modelo para a modernização dos sistemas de abastecimento de água de todo o país, sendo observadas, principalmente questões relacionadas à eliminação do desperdício e à gestão ambiental.
No Brasil, atualmente, o índice médio de perdas nos sistemas de abastecimento de água é de 40%. Seguindo a meta do programa, a Copasa pretende reduzir pelo menos em 10 pontos percentuais este índice na cidade.
