A Copasa está melhorando o abastecimento de água de Montes Claros com a interligação da nova adutora do Sistema Rio Verde Grande (barragem do rio Juramento). Nos próximos dias, a vazão do sistema vai passar de 440 para 600 litros de água tratada por segundo. Isso vai possibilitar o atendimento de toda populaçao 24 horas por dia, eliminando os problemas no abastecimento que se verificaram nos últimos meses, devido à falta de chuvas.
MANANCIAIS
Com a estiagem prolongada que castiga a região nos últimos meses, houve uma redução dos mananciais que fornecem água para um percentual da população de Montes Claros (Sistema Morrinhos). Está sendo necessário que a COPASA faça manobras de registros para levar água em bairros situados na parte alta da cidade. Graças às manobras, o abastecimento desses bairros está sendo garantido por um período de 10 horas por dia, em média.
INVESTIMENTOS
O superintendente Operacional Norte da Copasa, Daniel Antunes, explica que as melhorias no abastecimento estão sendo conseguidas a partir de investimentos da ordem de R$ 25 milhões na captação e tratamento de água do sistema Rio Verde Grande.
- Foi construída uma adutora de água tratada com 17,5 quilômetros de extensão e 700 milímetros de diâmetro. Também foi instalada uma outra adutora de água bruta, com 4 quilômetros de extensão e 900 milímetros de diâmetro.
Ele lembra que estão sendo aplicados mais R$ 5 milhões na ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) e na estação elevatória do Sistema Rio Verde Grande. A previsão é que, até o início do próximo ano, a capacidade de fornecimento de água tratada será duplicada. Desta forma, o sistema de abastecimento de Montes Claros poderá fornecer até 1250 litros por segundo.
- Com os investimentos realizados, os problemas que estão sendo enfrentados em Montes Claros serão solucionados em definitivo. A Copasa mantém o seu compromisso de continuar servindo toda a população de Montes Claros dentro do mais alto padrão de qualidade - assegura Daniel Antunes.