Cidade

Copa do Mundo com restrições: cuidado ao enfeitar a sua rua

Cemig alerta para os riscos de se ornamentar a fiação elétrica, além de ser proibido

Da Redação
Publicado em 10/11/2022 às 23:50.
Não é permitido a instalação de nenhum enfeite próximo à rede elétrica, independentemente do material. (ASCOM/CEMIG)

Não é permitido a instalação de nenhum enfeite próximo à rede elétrica, independentemente do material. (ASCOM/CEMIG)

A menos de um mês para o início da Copa do Mundo FIFA 2022, os torcedores já começam os preparativos e a enfeitar as ruas em todo País. Mas a Cemig dá um alerta importante à população: é proibido instalar quaisquer objetos e itens de decoração em postes e outros componentes da rede elétrica, incluindo os padrões de energia das residências, pois o risco de acidentes é muito grande. 

“As orientações da companhia são fundamentais para que sejam evitados acidentes com a eletricidade, que podem ocorrer no momento de instalação ou da retirada dos enfeites, ou até mesmo o lançamento desses componentes contra o cabeamento de energia em função da força do vento, fenômeno característico neste período chuvoso que se inicia. Queremos que todos comemorem, brinquem e se divirtam, mas com segurança e sem correr riscos”, salienta o gerente da companhia, João José Magalhães Soares.

A companhia tem intensificado a fiscalização dentro das ações de prevenção para a segurança da população. Dessa forma, equipes da empresa já começaram a identificar ornamentações em estruturas que comportam a rede elétrica de até 13,8 mil volts em sua área de concessão, um tipo de ação que não deve ser praticada e que pode causar acidentes gravíssimos.

Em casos de acidente envolvendo redes elétricas, a empresa orienta que a população ligue imediatamente para o número 116 – que funciona 24 horas por dia, e aguarde a chegada dos técnicos especializados da Cemig.

Além da Cemig, a população também pode acionar gratuitamente o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar: o telefone dos Bombeiros é 193, e o da PM é 190.

O QUE NÃO PODE
– Não pode lançar artefatos (serpentinas, confetes, entre outros) na rede elétrica, sejam metálicos ou não.
– Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica, independentemente do material.
– Com relação a estruturas para exibição de jogos em telões e apresentação de shows, na montagem e na desmontagem deve-se considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, de redes subterrâneas, nunca montando estes palanques embaixo da rede elétrica da Cemig.
– A fixação das coberturas de palcos e assemelhados deve ser bem-feita para evitar o desprendimento e a possível projeção contra a rede elétrica, em casos de ventos fortes.
– Aparelho de som, refrigeração, churrasqueiras elétricas e outros aparelhos deste tipo não devem ser ligados próximo a duchas ou piscinas.
– Não utilizar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.
– Outro alerta importante é em relação aos fogos de artifício, que devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da rede elétrica, afastados de bandeirinhas e de demais enfeites ou materiais que apresentem risco de incêndio.
– Não tentar socorrer as vítimas se houver contato com fio partido: acione, imediatamente, a Cemig e o Corpo de Bombeiros. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por