Foi assinado, nesse domingo à noite (17), convênio de cooperação técnica entre a Universidade Estadual de Montes Claros e a Associação Cristã Banco da Solidariedade, da Paróquia da Matriz de São Sebastião (Vila Guilhermina), objetivando a participação em ações voluntárias junto à "Fazenda da Solidariedade São Francisco de Assis".
Assinaram o documento o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida; e o pároco da Paróquia São Sebastião, padre Valdomiro Soares Machado, o frei Valdo, e, como testemunhas, os professores João Canela e Maria Ivete, respectivamente vice-reitor e pró-reitora de Ensino da Unimontes. O ato solene foi realizado após a celebração litúrgica.
Na oportunidade, também foi comemorado um ano de funcionamento do projeto, que objetiva a recuperação de jovens com dependência química (álcool e drogas).
"Nessa noite, assinamos um convênio de cooperação, que é o exemplo consistente da contribuição social da Universidade Estadual de Montes Claros", afirmou o frei Valdo, idealizador da "Fazenda da Solidariedade". "A Universidade tem um trabalho pautado pela ética e somos privilegiados de tê-la como parceira nesse projeto. Não se trata simplesmente de um compromisso de fé, mas também de um compromisso de cidadania e aproveito para agradecer ao professor Paulo César, ao vice-reitor João Canela e a professora Ivete pelo apoio e incentivo nesse trabalho de recuperação dos jovens dependentes químicos", afirmou.
O professor Paulo César de Almeida destacou os principais objetivos do convênio de cooperação técnica, visando a implementação de atividades de orientação e desenvolvimento de trabalhos sociais junto aos internos da "Fazenda da Solidariedade", mediante a cessão de servidores e outras ações.
"Ainda que seja uma instituição laica, isso não impede que a Unimontes mantenha fortalecido seu compromisso e comprometimento com as causas sociais, daí porque é plenamente justificada a cooperação com o projeto da Fazenda da Solidariedade, de importância indiscutível, pois ali está sendo o promovido o resgate de vidas e viabilizada a efetiva reintegração de jovens ao convívio social", observou o reitor da Unimontes.
Segundo o professor Paulo César de Almeida, "a participação da Unimontes nesse projeto é, também, a participação do Governo do Estado e, a partir deste convênio de convênio, estará sendo desencadeada e estimulada, certamente, a participação de outras instituições públicas".
O projeto Fazenda da Solidariedade funciona em uma propriedade de 43,2 hectares, na estrada Montes Claros/Juramento, a 16 quilômetros da área urbana. Ali, é desenvolvido um trabalho de trabalho de recuperação de jovens com dependência química (álcool e drogas) residentes no município e região. Todas as atividades realizadas são mantidas através de doações de terceiros e com a participação voluntária de paroquianos e profissionais atraídos pelo sentido social do projeto. Em um ano de existência foram atendidos 26 jovens com dependência química, dos quais 74% foram recuperados para o convívio com a sociedade. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site: www.bansol.org.br (Fonte: Ascom Unimontes)