Samuel Nunes
Repórter
Para o Unicef, uma das tarefas mais importantes da Humanidade deve ser a de assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esta busca consiste na criação de um modelo de município, disposto a colocar em prática um conjunto de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e à construção dos direitos de cidadania de crianças e adolescentes.
Diversas iniciativas têm sido lançadas neste sentido e o mais recente exemplo é o Selo UNICEF. De acordo com o Unicef, este é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de Crianças e Adolescentes.
Segundo Paulo Roberto Pereira da Silva Junior, o prêmio representa um conjunto de ações desenvolvidas no Conselho Tutelar sendo que é necessária a formação de uma rede para melhorar cada vez mais o trabalho desta entidade.
PRIMEIRO LUGAR
De acordo com o presidente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Montes Claros, Hildemar Gomes Souza, a entidade ganhou o selo ficando com o primeiro lugar no estado e atingindo 84% da pontuação. Ele afirma que apesar do município não ter enviado nem mesmo uma correspondência ao Conselho informando a colocação, esta é uma forma de reconhecimento e valorização do trabalho que vem sendo desenvolvido.
– O Conselho da Criança e do adolescente de Montes Claros está sendo reconhecido não apenas na região do Norte de Minas, mas do restante do estado e em todo o Brasil. Valeu a pena o nosso esforço e trabalho.
Os objetivos do projeto invocam a participação de toda a sociedade no sentido de impulsionar a implementação e a consolidação das metas e mecanismos implícitos no Estatuto da Criança e do Adolescente através de uma estratégia de mobilização social dirigida aos municípios. Fomentar e fortalecer uma prática de monitoramento da situação das crianças e dos adolescentes nos níveis municipal e estadual.
GANHADORES EDIÇÃO 2006 – MINAS GERAIS
1. Águas Vermelhas
2. Carbonita
3. Catuti
4. Claro dos Poções
5. Cônego Marinho
6. Lagoa dos Patos
7. Machacalis
8. Montalvânia
9. Monte Azul
10. Montes Claros
11. Pirapora
12. Ponto dos Volantes
13. Presidente Kubitschek
14. Santo Hipólito
15. São João da Lagoa
16. Taiobeiras
17. Turmalina
18. Vargem Grande do Rio Pardo (SN)
