Moradores do entorno do Parque da Sapucaia, construído na administração do prefeito Tadeu Leite – PMDB, conheceram projeto de revitalização do empreendimento, na semana passada, que está sendo desenvolvido pela prefeitura de Montes Claros, por intermédio da secretaria de Meio Ambiente, com apoio das Faculdades Pitágoras. A reunião aconteceu na sede da Organização Vida Verde (Ovive) e contou com a participação de mais de 100 pessoas. O encontro também discutiu a necessidade de formação de um Conselho Gestor do Parque da Sapucaia, elemento fundamental para que o município se encaixe nas exigências do ICMS Ecológico.
O primeiro trabalho para revitalização o logradouro é de base, ou seja, de buscar os recursos necessários. O prefeito Athos já esteve por algumas vezes com o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, discutindo a questão. No último encontro, realizado no final do fevereiro, o ministro garantiu a liberação de R$ 330 mil para a revitalização do parque. Os trabalhos terão início assim que os recursos caírem na conta da prefeitura.
SOBERANO
O Conselho Gestor deverá ser consultado sobre toda e qualquer ação a ser desenvolvida no parque, fiscalizando a aplicação de dinheiro público no empreendimento. Ele contará apenas com um membro da secretaria de Meio Ambiente, sendo que os outros serão indicados pelo Instituto estadual de florestas, instituições públicas e privadas de ensino superior, comunidade rural e urbana do entorno do parque, além da sociedade de modo geral.
O arquiteto Rodrigo Soares Marques Abreu, chefe da Seção de Conservação e Desenvolvimento, apresentou o projeto de revitalização que já foi aprovado pelo ministério do Turismo. - Encontramos o parque em situação de abandono e a reforma nele deve ser completa. A infra-estrutura precisa ser completamente recuperada para que o Sapucaia possa ser reaberto ao público.
No próximo dia 27, haverá uma reunião para que as entidades que formarão o Conselho Gestor escolham seus representantes.