Samuel Nunes
Repórter
Criatividade no sentido de tornar o Natal de várias pessoas mais feliz e decorar com harmonia e consciência ambiental um dos locais de maior visibilidade da cidade.
Árvore de Natal enfeita uma das mais movimentadas
avenidas da cidade (foto: XU MEDEIROS)
Esta é a palavra chave do Instituto Laborearte, que desde 1998 desenvolve no eixo da arte-educação inúmeros trabalhos voltados especialmente para adolescentes em situação de risco pessoal, atendendo também em projetos específicos voltados para melhor idade, recuperação de presidiários, portadores de necessidades especiais, centros de recuperação em drogas e álcool e atendimento à população carente.
- De parabéns este instituto, que proporciona aos montes-clarenses uma bonita decoração, para uma das mais esperadas datas do ano, que é o Natal - afirma a dona de casa, Maria Aparecida Mendes que olhava atentamente cada item da decoração.
MISSÃO
De acordo com a artística plástica e coordenadora do instituto, Adriene Tupinambá, o Laborearte é mais uma alternativa de formação pessoal e profissional através da arte, sendo também um resgate da auto-estima, criando condições para a inserção produtiva e para a mudança de contextos de exclusão.
Frisa que através de uma proposta feita pela ACI - Associação comercial, industrial e de serviços de Montes Claros ao Instituto Laborearte foi possível transformar sucatas em obras de arte, dando origem ao Natal reciclado.
COMUNIDADES
Adriene Tupinambá destaca a participação de inúmeras comunidades que não mediram esforços em aderir ao projeto. A decoração natalina está instalada na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, centro. Ela afirma que a decoração se faz presente no local em virtude de ser uma das vias de acesso mais movimentadas da cidade.
Adriene Tupinambá observa ainda que a avenida como uma espécie de palco, de boa visibilidade para os transeuntes, despertando desta forma a atenção de quem passa nas proximidades.
- Foram mais de 10 mil garrafas plásticas recolhidas para que este projeto fosse colocado em prática. O instituto foi até à comunidade, ensinou os moradores os trabalhos artesanais através de oficinas e depois comprou a produção destes moradores - comenta.
De acordo com ela, 150 pessoas estiveram envolvidas durante 90 dias na execução do projeto. Contudo, revela que nos últimos 30 dias o trabalho foi mais arrojado exigindo mais disponibilidade de tempo.
PLANEJAMENTO
Adriene Tupinambá afirma ainda que para o ano de 2009 a expectativa é de que o Natal reciclado possa conseguir o maior número de adeptos, no sentido de que seja expandido ainda mais. Salienta que é necessário criar em Montes Claros, no que tange o Natal, a cultura do planejamento, como é feito no carnaval do Rio de Janeiro, onde as escolas de samba se preparam para o evento praticamente com um ano de antecedência.
Enfatiza ainda o objetivo do projeto - envolver pessoas de diversos segmentos sociais para promover um Natal que gere renda e crie também consciência ambiental.
RECURSOS
Adriene Tupinambá lembra que todos os recursos financeiros disponibilizados na execução do Natal reciclável giraram no comércio local, o que ela entende como positivo para a economia da cidade.
- A nossa mensagem é de esperança, tanto para quem participou deste projeto, quanto para toda a população da cidade - finaliza.