O Instituto Estadual de Florestas (IEF) inaugura nesta segunda-feira, 20, às 11 horas a primeira etapa de obras previstas para o Parque Estadual da Lapa Grande. A unidade de conservação localizada em Montes Claros, faz parte da conservação do patrimônio natural, cultural e histórico de Minas Gerais, abrigando cerca de 50 grutas e vasto acervo arqueológico.
A solenidade contará com a presença do secretário de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho. Cerca de R$ 600 mil foram investidos na construção de uma portaria e reforma do conjunto arquitetônico da antiga fazenda Lapa Grande que se tornou a sede do Parque. O local foi equipado com um espaço para a administração, alojamento institucional e um centro para recepção ao visitante. Um sistema de tratamento foi construído para cuidar do esgoto gerado.
CRIAÇÃO
O Parque Estadual da Lapa Grande foi criado em janeiro de 2006 pelo Decreto Estadual nº 44.204. A unidade de conservação possui cerca de 7,6 mil hectares que abrigam os principais mananciais de fornecimento de água para cerca de 30% da população do município de Montes Claros. Está inserida na zona de transição entre os biomas Cerrado e Caatinga, apresentando ainda remanescentes de Mata Seca.
A gerente do Parque, Aneliza Miranda Melo, afirma que a criação da unidade de conservação teve como objetivos principais proteger e conservar o complexo espeleológico, com destaque para a Lapa Grande que dá nome ao parque. As formações, por sua vez, abrigam inúmeros sítios arqueológicos, inclusive a céu aberto, cuja ocorrência é rara.
Aneliza observa ainda trata-se da inauguração das obras para conservação da unidade e que a visitação à unidade se manterá restrita e mediante agendamento.
- A abertura para os visitantes em geral ainda depende de uma série de estudos como o plano de manejo, especialmente o plano de uso público, que definirão, por exemplo, quantas pessoas podem entrar diariamente na área, conclui. (IEF)