Comunidade discute situação da pessoa idosa em conferência

Jornal O Norte
25/02/2006 às 15:35.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:30

Foi realizada quinta-feira, 23, a 4ª Pré-conferência municipal dos direitos da pessoa idosa, com representantes de comunidades rurais e do pólo Centro, que envolve ainda os bairros Morrinhos e Vila Oliveira. Também participaram do evento, que visa à efetivação dos direitos das pessoas idosas em Montes Claros, o vice-prefeito Sued Botelho, o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Vero Franklin, assistentes sociais e membros dos conselhos municipais do idoso e de desenvolvimento rural sustentável (CMDRS).

Para o presidente do Conselho municipal do idoso, Juscelino José da Fonseca Manso, os trabalhos realizados nas pré-conferências estão bastante produtivos, com uma participação efetiva não só dos idosos, mas, principalmente, das pessoas que prestam assistência a eles no município.

- Isso é importante porque contribui na elaboração das demandas que serão levadas para a primeira conferência municipal dos direitos da pessoa idosa e, posteriormente, para a estadual - ressalta Juscelino.

Com a participação de líderes das comunidades rurais, nesta 4ª Pré-conferência as reivindicações se diversificaram. Entre elas, destacou-se a importância de se criar nas localidades um posto de saúde mais especializado, dotado, inclusive, de laboratório para realização de exames simples. 

MAIS EQUIPES

O incremento do PSF - Programa de saúde da família, com aumento no número de equipes, foi outro pedido corroborado por todos, que solicitaram, também, a instalação de posto de atendimento bancário, para pagamento de aposentados e pensionistas.

A dificuldade para aquisição de cadeiras de roda para idosos foi outro ponto citado durante a reunião. Neste caso, foi sugerida a elaboração de um projeto para criação de oficinas de marcenaria na cadeia de Montes Claros. A idéia é estimular nos presos o aprendizado da atividade, além de possibilitar que eles contribuam na área social, através da mão-de-obra.

O vice-prefeito Sued Botelho enfatizou a importância da participação popular na elaboração de propostas que visem a implementação da rede de proteção e defesa da pessoa idosa em Montes Claros:

- Promover o controle social é uma das garantias que temos para melhorar a qualidade de vida não só da pessoa idosa, mas de toda população do município.

Para o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Vero Franklin, a realização das pré-conferências na cidade vai servir como alicerce na organização da assistência no município.

A última pré-conferência será neste sábado, no Caic do Maracanã – Av. Queluz, s/nº.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por