Como anda o atendimento nos centros de saúde e nos PSFs de Moc

Jornal O Norte
Publicado em 31/03/2010 às 09:10.Atualizado em 15/11/2021 às 06:24.

Anny Muriel


Repórter



Nos últimos dias, a reportagem de O NORTE visitou vários centros de saúde de Montes Claros, além de alguns PSFs. No Centro de saúde do Bairro Esplanada, por volta das 7h da manhã, o atendimento é tranquilo, com a distribuição de fichas, incluindo atendimento por clínico geral, pediatra e psicólogo. O Centro de saúde do Esplanada conta com três clínicos, dois psicólogos e oito pediatras.



Na farmácia, o estoque de remédios deixa a desejar, haja vista que a procura é sempre maior que a oferta. A recepcionista da unidade esclarece que, quando a demanda de pacientes ultrapassa o número de fichas distribuído, eles são encaminhados para o PSF mais próximo.



(FOTO XU MEDEIROS)


null



No PSF do Bairro Independência onde, até o mês passado, houve maior ocorrência de notificações do mosquito aedes aegypit, o atendimento funciona da seguinte forma: de segunda a terça-feira, 24 fichas para atender a comunidade; quarta, quinta e sexta foram distribuídas doze fichas. Dos vinte e oito pacientes que esperavam por consulta na sexta-feira, 12 foram atendidos, 16 voltaram para casa, sendo agendados para a semana seguinte.



Maria Lúcia Gonçalves, moradora do bairro informa à reportagem que, em plena epidemia da doença na cidade, e principalmente em seu bairro, teve que automedicar a filha Ludmila Medeiros Gonçalves em sua casa, já que não conseguiu uma ficha para consulta. Ela faz um apelo à administração municipal:



- É necessário o reforço de profissionais da área de saúde nesse período de surto de algumas doenças na cidade, principalmente a dengue, que a todo instante a gente ouve falar, e sem médicos a comunidade fica sem saber a quem recorrer.



Clínico geral, ginecologista, psicólogo e pediatra; esses os profissionais  presentes no Centro de saúde do Bairro Renascença quando, às 7h30, foram distribuídas 40 fichas para os usuários, sendo que na última semana só para pediatria foram atendidas 80 crianças.



A comerciante Kátia Gonçalves Pereira se diz satisfeita com o atendimento da unidade:



- Aqui no posto é muito tranquilo e, por mais que esteja lotado, os funcionários sempre dão um jeito para atender a todos. Eu mesma já saí daqui quando o posto estava quase fechando, mas fui atendida, não voltei para casa sem me consultar.



Todos os 40 pacientes presentes no Centro de Saúde foram atendidos.



A gerente do Centro de saúde, Maria da Glória, procura sempre renovar os equipamentos de uso dos pacientes, com a substituição de lençóis usados nos leitos por papel crepado, um material descartável e muito higiênico, o que garante melhor qualidade para os usuários do Centro de saúde do Renascença.



No PSF do Bairro Cidade Industrial, a gerente Patrícia Ferreira Costa esclarece a O NORTE que a unidade visa a prevenção, promoção e tratamento na reabilitação dos pacientes.



A equipe é formada por onze profissionais: seis agentes comunitários, dois técnicos, em de enfermagem, um THD (técnico de higiene bucal), um médico e um dentista. Na última quarta-feira, o PSF distribuiu 16 fichas aos usuários, sendo todos atendidos.



Quanto à estrutura física da unidade, o espaço não faz jus ao número de usuários, sendo que a unidade não dispõe sequer de uma sala de vacina, o que leva os profissionais a optarem pela vacinação itinerante, que acontece toda sexta-feira do mês, onde todas as vacinas, no geral, são aplicadas aos pacientes. A gerente afirma que, quando o número de fichas ultrapassa o previsto, os pacientes são encaminhados para o Centro de saúde do Bairro Eldorado.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por