Nos últimos dias a temperatura na cidade, principalmente à noite, tem atingido a casa dos 15°, o que tem afastado inúmeras pessoas das sorveterias. De acordo com o comerciante Geraldo Rafael de Souza, devido ao movimento na sorveteria, todos os anos a partir do mês de maio se estendendo até o mês de agosto, é programado o período de férias para os funcionários.
O comerciante salienta ainda que diminui também a quantidade de sorvetes fabricados.
Em Montes Claros, existem aproximadamente 40 sorveterias oficializadas. – A queda nas vendas atinge todas as empresas. Quem freqüenta sorveterias em época de frio são aquelas pessoas que realmente tem no sorvete um alimento, que tem que ser consumido diariamente - revela.
PICOLÉS
Outro produto bastante consumido pelos montes-clarenses no verão e que também sofre baixa nas vendas é o picolé. De acordo com Ednaldo Mendes em dias de calor intenso na cidade, ele vende entre 500 e 1000 picolés por dia, entretanto com a chegada do frio ele pega por dia 100 picolés e ainda não consegue vender todo o estoque. Afirma que uma alternativa encontrada para compensar o prejuízo diz respeito às vendas de balas e chicletes. – O movimento é baixo, devagar, mas, a gente continua trabalhando, não podemos desanimar – explica.
METEREOLOGIA
Para os proprietários de sorveteria as noticias não são boas, pois de acordo com o Instituto de Metereologia Clima Tempo a temperatura na cidade para os próximos dias indica mais frio. Para esta quinta-feira, a temperatura máxima é de 27° e a mínima 11°. Amanhã, sexta-feira, temperatura máxima 27° e a mínima 10° no sábado e no domingo a temperatura máxima fica na casa dos 27° e a mínima 11°. (SN)