Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Cerca de 2 mil e 400 pessoas devem ganhar uma ocupação nas próximas semanas na cidade. A expectativa é do diretor de serviços da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros, Ernani Meira, sobre o período natalino que se aproxima.
De acordo com ele, no mesmo período do ano passado, foram contratadas 2 mil pessoas. O número diz respeito somente ao mercado formal e as vagas em ascensão estão, em sua maioria, nos setores de vendas, entrega e embalagem.
Para atender a demanda, a expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas é de que 2.400 pessoas sejam contratadas temporariamente para trabalhar no comércio local
(foto: WILSON MEDEIROS)
- É bom deixar claro que estas projeções se referem às empresas que estão legalmente estabelecidas na cidade – explica.
Segundo Ernani, as contratações geralmente se iniciam no mês de outubro. No entanto, a partir do dia 03 de dezembro é que a demanda aumenta.
O dirigente lojista revela que mais de 20% dos contratados se efetivam nas empresas, o que é extremamente positivo para o comércio local.
- Muitas empresas continuam com os contratados temporários não somente no mês de dezembro, mas, também nos meses de janeiro e fevereiro, que é o período onde acontecem as promoções e também a volta às aulas – lembra.
DESEMPENHO
Maria José Leite, gerente de uma loja de tecidos localizada no centro da cidade, observa que é tradicional este tipo de contratação em sua loja, que são treinados em busca de atender o considerável movimento no período que antecede as festas de final de ano.
- Antes de começar a trabalhar, é realizado treinamento na área de atendimento qualificando o funcionário para que ele possa atuar com mais segurança e tranqüilidade – diz.
A gerente conta que, até ontem, sete pessoas já foram contratadas para um contrato de 23 dias.
- Dependendo de seu desempenho, é possível a contratação definitiva do trabalhador – ressalta.
