Samuel Nunes
Repórter
Comerciantes, representantes do poder público e Câmara Municipal estiveram reunidos na manhã de ontem, quinta-feira, no 10° Batalhão da Polícia Militar com o tenente-coronel e comandante Cláudio César Trevisani. Na oportunidade trataram sobre a segurança na área central do município, especificamente junto aos lojistas.
Projeto pode ser colocado em prática ainda neste mês de março
O tenente PM Alkimim chama a atenção para uma das medidas colocadas à mesa de discussão que pode conter o roubo em lojas, que é a implantação no centro da Rede de comerciantes protegidos. Explica que este projeto a ser implementado no comércio ainda no mês de março é uma adaptação da Rede de vizinhos protegidos que surgiu em Montes Claros depois de autorização do comando do 10º para ser implantado no bairro Guarujá e tem se espalhado por muitos bairros da cidade.
O militar afirma ser preciso buscar soluções para o trânsito na região central do município buscando, desta forma, alternativas para tal. Lembra que o policiamento nas ruas dá uma sensação maior de segurança.
O tenente-coronel Trevisan avalia o trânsito no centro como caótico sendo necessário este tipo de discussão para que se chegue à possibilidades no que tange a segurança para os lojistas.
- Tem que organizar o trânsito na área central, pois quando se tem um ambiente desorganizado é mais fácil, por exemplo, a prática de crimes - argumenta.
LOJISTAS
O comerciante Lucas Rafael já teve sua loja assaltada por três vezes, o que provocou prejuízos da ordem de R$ 30 mil. Elogia a realização desta reunião objetivando buscar meios para mais segurança para os lojistas.
- Considero este tipo de interação importante, uma vez que todos os presentes manifestaram disposição por meio de propostas - afirma.
O também comerciante Ricardo Viana lembra que mais policiamento na área central é importante para inibir a ação da criminalidade. Lembra que juntamente com os funcionários de sua loja de joias, está sempre atento a qualquer manifestação que represente algum assalto.
O presidente da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros, Gilberto Eleutério, ressalta a relevância deste encontro que, no entendimento dele, é uma forma de aproximação dos lojistas junto à Polícia Militar. Salienta ainda que esta foi também uma oportunidade para cobrar das autoridades policiais atuação mais efetiva nas ruas centrais propiciando, assim, mais segurança para os comerciantes.
O líder classista revela que ainda neste mês acontece no auditório da CDL outra reunião com a PM, poder público municipal e lojistas, visando discutir uma vez mais a questão relativa à implantação da Rede de comerciantes protegidos e, por conseguinte, a segurança nas vias públicas do centro da cidade.