Lojistas da rua Dr. Veloso, em MOC, solicitaram apoio da PM para reforçar segurança local (Gil Martins)
Comerciantes da rua Doutor Veloso, região central de Montes Claros, criaram a Rede de Comércio da Rua Doutor Veloso após aumento nos furtos e assaltos. A iniciativa busca fortalecer a comunicação entre lojistas e a Polícia Militar (PM). Nessa terça-feira (12), houve uma solenidade com a entrega de placas de “Comércio Monitorado” e presença de autoridades, reforçando o compromisso com a segurança.
Franklin Gonçalves Mendes, lojista, relatou que os comerciantes da área enfrentam constantes arrombamentos e roubos, tanto de dia quanto à noite. Segundo ele, clientes foram assaltados enquanto caminhavam pela rua, com furtos de itens como correntes de ouro e bicicletas, além de casos em que os clientes se sentiram intimidados por pessoas circulando na área. “Esse aumento nos crimes foi o que nos levou a mobilizar e solicitar reforço na segurança, especialmente com a aproximação da Black Friday e do Natal”, explicou o lojista.
“Em resposta às nossas demandas, a Polícia Militar intensificou o policiamento na região e reativou o Bike Patrulha, serviço de patrulhamento feito com policiais de bicicleta, que circulam com mais frequência na Rua Doutor Veloso nas últimas semanas, contribuindo para a redução dos assaltos”, informou Mendes. Além do apoio da PM, os lojistas contrataram um serviço de vigilância particular que realiza rondas durante a noite.
Tenente-coronel Luciano Magalhães Chaves, do 11º Batalhão de Montes Claros, reconheceu que, apesar da queda geral na criminalidade, a rua Doutor Veloso continua enfrentando furtos pontuais, levando os comerciantes a buscar maior apoio da PM. “Criamos uma rede de comércio protegido, que conecta os lojistas em um grupo de WhatsApp para facilitar a comunicação com a PM, permitindo uma resposta mais rápida e garantindo a presença diária dos policiais na área”, explicou o comandante.
Sobre as câmeras de segurança na Rua Doutor Veloso, Chaves esclareceu que o sistema de vídeo-monitoramento é antigo, mas que uma recente licitação, em parceria com a prefeitura, destinou mais de R$ 4 milhões para a substituição e manutenção do sistema. “A empresa responsável já assinou o contrato, e esperamos que o novo sistema esteja em operação até fevereiro ou março do próximo ano, com câmeras de alta qualidade para o monitoramento contínuo da cidade, especialmente no centro”, informou o comandante.
BLACK FRIDAY
Para o período de Black Friday e Natal, a Polícia Militar já prepara ações no centro e contará com reforço no efetivo, incluindo mais de 130 policiais em formação que serão destacados para a Operação Black Friday e a Operação Natalina. Segundo Chaves, a segurança local apresenta uma queda nos índices de criminalidade, com uma redução média de 6% nos roubos, 15% nos furtos.
“Os lojistas esperam que essa intensificação do policiamento ajude a reduzir ou até eliminar definitivamente os problemas de segurança na região”, diz convicto o lojista. A ação serve também como um exemplo para que mais comerciantes busquem uma colaboração com a PM, reforçando a segurança na cidade e enviando uma mensagem clara de que ações criminosas contra o comércio não serão toleradas”, avisa o lojista Franklin.