Começam os preparativos para o Dia dos Finados

Jornal O Norte
Publicado em 19/10/2006 às 09:39.Atualizado em 15/11/2021 às 08:42.

Naima Rodrigues


Repórter


onorte@onorte.net






(fotos: Wilson Medeiros)



O cemitério do Bonfim, fundado em 1935, está se preparando para receber a população no próximo dia 02 de novembro, para ver seus entes queridos. Anexo funciona o cemitério Parque Jardim da Esperança, inaugurado nos anos 80, e que também, como de costume, estará recebendo grande número de pessoas no feriado de finados. A estimativa é de que 75 mil pessoas irão aos dois cemitérios nessa data.



Os preparativos para a data já estão sendo organizados pela prefeitura, juntamente com os familiares dos mortos. De acordo com Lúcia Ramos, responsável pela divisão de Serviços Urbanos da prefeitura, as obras de capinação, de poda das árvores, caiação dos muros e meios fios tiveram início na primeira semana de outubro.



A secretária municipal de Serviços Urbanos é responsável somente pelo espaço físico do local. A manutenção dos túmulos é de responsabilidade dos familiares.



- Foi solicitado reforço da polícia militar, da secretaria municipal de Segurança e da Transmontes, para interferência no trânsito, que fica muito tumultuado devido ao alto número de pessoas que se dirigem ao local.



- A Copasa também foi solicitada para disponibilizar água potável para a população - diz a responsável pelos serviços urbanos.



FAMILIARES



- As famílias já estão providenciando a limpeza dos túmulos e as placas de identificação – diz Lúcia Ramos.



As famílias começaram a se organizar desde a última semana de setembro. Segundo a responsável pelo serviço, existem cerca de 180 zeladores cadastrados, que são responsáveis pela manutenção diária dos túmulos, esses contratados por familiares.



EQUIPE REFORÇADA



Aqueles que desejarem obter informações sobre a localização de seus entes contarão com o apoio de uma equipe especializada para atendimento de identificação e localização dos túmulos.



- Estaremos mantendo uma equipe reforçada para ajudar na localização dos túmulos. Aqueles que desejarem obter essas informações devem ter em mãos o nome completo da pessoa e a data de falecimento, para facilitar na localização – diz Lúcia.



De acordo com a responsável, algumas pessoas ficam muito tempo sem freqüentar o local, e quando vão têm dificuldades em localizar os túmulos, até mesmo porque o local já passou por algumas mudanças, e por isso é feito o processo de ajuda na localização.



CHUVA



- As chuvas começaram cedo neste ano, acredito que, como de costume, vai chover no dia de finados, mas ela será uma aliada para combater o calor. Até mesmo porque já é costume todo ano chover, caso isso não ocorra a própria população irá estranhar.



CURIOSIDADES



De acordo com informações obtidas no livro do cemitério do Bonfim, a primeira mulher a ser enterrada no local foi Antônia Paulina de Jesus, negra, doméstica, casada, então com 37 anos, falecida no dia 10-06-1935.






Livro existente até hoje mostra primeiros enterros


realizados no Bonfim



O primeiro homem foi o lavrador Felipe Ribeiro, 61 anos, branco, que faleceu em 10-06-1935.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por