
Na última semana, o município de Montes claros decretou situação de emergência em razão da ausência de chuvas na região. O documento traz considerações a respeito de providências que deverão ser tomadas pela Defesa Civil, entre elas a confecção de Formulário de Informações do Desastre (FIDE) que deverá ser encaminhado a órgãos Estaduais e Federais.
Outro ponto do Decreto informa que a Amasbe, autarquia municipal que tem a finalidade de fiscalizar as ações da Copasa, vai exigir da concessionária um plano de contingência para minimizar os efeitos da seca.
A preocupação é recorrente em bairros diversos da cidade que já vem sofrendo com a falta de água, como revela Telma Souza, moradora do Bairro Dona Gregória. “Agora mesmo estou sem água. Nesses últimos dias está ocorrendo com mais frequência”, afirmou.
A moradora Daniela Pereira, do Maracanã, disse que “apesar de ter cisterna em casa, ela está seca no momento e existe o risco de faltar água, como aconteceu algumas vezes nos últimos anos”.
O assunto foi pauta de reunião no Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área da Sudene (Cimams), que reuniu representantes de órgãos como a Codevasf, Emater e Faemg, além de prefeitos da região, com o objetivo de formalizar reivindicações aos governos Estadual e Federal. Tais reivindicações incluem: prorrogação de dívidas do crédito rural, carência com taxas de juros diferenciadas e mais baixas para pequenos, médios e grandes produtores rurais, concessão de novos créditos e linhas de crédito emergenciais, cancelamento de multas e infrações decorrentes da ausência de outorga d’água entre 2022 e 2023, e redução do custo de energia elétrica, com a aplicação da tarifa noturna aos sábados, domingos e feriados durante o dia.
“As classes rural e política precisam estar unidas neste momento e as respostas precisam acontecer em curto espaço de tempo para evitar prejuízos maiores”, disse o prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes.
SEM RISCOS
Questionada sobre medidas a serem adotadas para o enfrentamento da seca, a Copasa informou que o sistema de abastecimento de água em Montes Claros opera normalmente e que não há risco de desabastecimento de água.
“Atualmente, a cidade conta com três fontes de abastecimento, sendo a principal delas, o reservatório de Juramento (cujo nível atual é de 44,79%, volume satisfatório e acima da média dos últimos anos para esse período). E, para além do reservatório de Juramento, a Copasa tem investido nos últimos anos para garantir maior segurança hídrica ao município de Montes Claros e, desde 2018, conta com uma captação no Rio Pacuí, município de Coração de Jesus, que além de incrementar o abastecimento da cidade também auxilia na recuperação do reservatório de Juramento no período de estiagem”, afirmou a concessionária em nota, pontuando ainda que “ a Copasa também inaugurou, no ano passado, o Sistema São Francisco, com capacidade de captação de água do Rio São Francisco, em Ibiaí, a 150 km de Montes Claros, para reforçar o abastecimento da cidade em caso de necessidade e também já considerando estimativas e previsões de crescimento do município nos próximos anos e que poderá suprir demandas futuras da população de Montes
Claros em eventuais contingências. Há ainda uma obra avaliada em R$ 2,3 milhões para melhorar o abastecimento nas partes altas dos bairros Independência, Jardim Alegre e Jardim Primavera, em Montes Claros. As intervenções, previstas para serem concluídas em junho de 2024, visam contribuir com redução das perdas de água e de ocorrência de intermitência na distribuição de água para essas regiões”.
Sobre a zona rural, nas localidades e distritos que são abastecidos pela Copasa, a empresa informou que o abastecimento está normalizado e, em caso de eventuais ocorrências, a Companhia mantém caminhões-pipa para reforçar o fornecimento de água”.
ALÍVIO
A depender do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), a população de Montes Claros pode comemorar. A chuva que surpreendeu os montes-clarenses na tarde e noite desta terça-feira (19), em torno de 40mm, acompanhada de relâmpagos e trovões, deve continuar pelo menos até a próxima sexta-feira (22), de acordo com o Instituto, e as temperaturas ficam mais amenas, entre 27°C a 29°C.