Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Brincadeira de criança como é bom, como é bom... É com este espírito que a Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas está promovendo a I Colônia de férias em bairros espalhados pela cidade. De acordo com o diretor de extensão e relações internacionais da instituição, Jaime Tolentino, os bairros contemplados são os de Santa Rita, Delfino Magalhães, Maracanã e Santos Reis. Ele explica que o objetivo da Colônia de férias é promover, estimular e colocar em atividade crianças no período escolar que, de forma organizada e educativa, participam de várias brincadeiras.
As crianças recebem atenção especial dos monitores que, com paciência e criatividade, também organizam brincadeiras educativas (fotos: Wilson Medeiros)
Jaime destaca a importância de se realizar eventos como este, uma vez que as cidades não têm proporcionado à juventude das classes desfavorecidas oportunidade de lazer e entretenimento. Ele garante que essa colônia não será a primeira nem a última, tendo em vista que, sendo as férias escolares duas por vezes por ano, o objetivo dos organizadores é realizar esse tipo de evento durante os respectivas intervalos escolares.
COORDENAÇÃO
O coordenador da Colônia de férias do Bairro Santa Rita, Christian Ricardo, diz que até o próximo sábado várias atrações serão direcionadas às crianças, oriundas do próprio bairro e de outros, como Cintra, Roxo Verde, São José e Morrinhos. Ele enfatiza um momento considerado dos mais importantes, que é a abertura oficial do evento quando, às 8h da manhã, as crianças são divididas em pelotões e cantam com entusiasmo e senso de patriotismo o hino nacional.
A câmara elástica é uma atração à parte, sob orientação de um monitor; crianças fazem fila para brincar em uma dos espaços mais disputados
Segundo ele, o objetivo é despertar em cada criança a civilidade e o respeito à bandeira e ao hino nacional do Brasil, dois símbolos dos mais importantes da nação.
- As crianças participam de uma caminhada pelo quarteirão com as bandeiras da Funorte, organizadora do evento, e do Brasil, e logo em seguida cantam com emoção o hino nacional. Vejo que é importante esse evento, é o momento das crianças brincarem, pode ser considerado também como uma interação entre a academia e a comunidade. Enfim, todos saem ganhando, sobretudo, as crianças.
SANTA RITA
A reportagem de O Norte acompanhou, na manhã desta terça-feira, a Colônia de férias do Bairro Santa Rita, que acontece na praça do Clube dos Ferroviários. Ao som de um DJ com músicas para levantar ainda mais o astral das mais de 500 crianças de 7 a 15 anos, que foram divididas em cinco equipes representadas pelas cores, azul, vermelho, laranja e vinho.
A organização colocou à disposição um ônibus que leva as crianças para uma manhã de lazer no Clube da Funorte
Com orientação de monitores do curso de Educação Física da Funorte e do projeto Caminhada saudável, a Colônia de férias leva alegria, descontração e a prática de esporte, como futsal e vôlei, e ainda a concorrida cama elástica, onde as crianças, por meio de um instrutor, sentem o ar de liberdade pulando aproximadamente a um metro de altura.
A coordenadora da caminhada saudável do Santa Rita, Maria Silva dos Reis, mais conhecida com Fátima, afirma que, durante dois meses, divulgou junto ao comércio e a casas dos moradores do bairro a realização da colônia. Ela comemora o fato de que inúmeras crianças que não tinham perspectivas de ter nas férias brincadeiras organizadas por profissionais de Educação Física têm agora em seus semblantes um sorriso de alegria e até mesmo emoção de terem a oportunidade de brincar, por exemplo, em uma cama elástica.
A reportagem conversou também com Maria Dolores Silveira, mãe de duas crianças participantes da colônia. Ela agradece aos organizadores desse evento pela oportunidade de estarem levando brincadeiras sadias e animadas para crianças carentes de vários bairros.
Influenciadas pelos jogos do Pan disputado neste ano no Rio de Janeiro, crianças brincam de vôlei e disputam uma animada partida
A estudante Camila Batista, 14 anos, diz que está adorando participar pela primeira de uma colônia de férias. Ela acha importante esse tipo de acontecimento, tendo em vista que é uma oportunidade de conhecer outras pessoas, fazer amigos e fazer o que ela e outras amigas mais gostam, que é brincar e sorrir.
O diretor de extensão e relações internacionais da Funorte, Jaime Tolentino, diz que é importante a realização da Colônia de férias nos bairros, uma vez que o município tem sido omisso na sua responsabilidade de levar lazer e esporte às classes desfavorecidas.
