Programa da secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento, de coleta seletiva de lixo nos distritos e comunidades rurais de Montes Claros alia a preservação ambiental, cuidados com a saúde da população e preocupação em proporcionar renda aos moradores da zona rural, tudo resumido na promoção de melhor qualidade de vida para as pessoas.
O Programa de gestão dos resíduos sólidos nos distritos, que já começou a ser desenvolvido, simultaneamente, em três distritos - Aparecida do Mundo Novo, São João das Veredas e Canto do Engenho está dividido em duas fases: na primeira, é recolhido o lixo e jogado em um aterro sanitário. Numa segunda fase, será construído um galpão para que os próprios moradores separem o material, ficando com o que pode ser reciclado. A cadeia se completa com a venda do lixo seletivo às empresas especializadas, que se encarregarão de buscar o material. A iniciativa conta com a parceria das secretarias de Meio Ambiente, de Saúde e de Atividades e Serviços Urbanos.
CONSCIENTIZAÇÃO
O trabalho pretende envolver toda a comunidade, que será esclarecida sobre a importância de acondicionar corretamente o lixo, para evitar que os detritos comprometam a saúde e prejudiquem o meio ambiente ao atingir, por exemplo, os rios e demais cursos de água. Uma das estratégias é a realização de palestras nas escolas.
O acondicionamento do lixo em aterros e a reciclagem serão realizados em todos os nove distritos - à exceção de Nova Esperança, que já conta com a coleta regular realizada pela secretaria de Serviços Urbanos - e nas 177 comunidades rurais do município. Para tal, são necessárias duas medidas básicas - doação do terreno por parte do morador e a licença ambiental do Codema - Conselho municipal de defesa do meio ambiente para a construção do aterro.