Hélen Santos
Repórter
onorte@onorte.net
Segundo o Instituto Climatempo, a temperatura em Montes Claros está subindo a cada dia, indicando que a primavera será uma das mais quentes dos últimos anos. É que a falta de chuvas tem impedido o aumento na taxa de umidade relativa do ar, fatores que trazem conseqüências não só para o meio ambiente, como também para a saúde do ser humano, em especial das crianças e dos idosos.
Hospitais de pronto atendimento, como o Hospital Universitário, Santa Casa e Aroldo Tourinho registram, nessa época do ano, um número maior de atendimentos. Entretanto, pessoas que procuram os hospitais para tratar de doenças ligadas ao aparelho respiratório e ocular, reclamam que os postos de saúde estão lotados e não atendem satisfatoriamente.
No posto de saúde do Bairro de Lourdes, por exemplo, a técnica de enfermagem Cleidiane Prates informou a O NORTE que, desde o final do mês de agosto, o atendimento aumentou cerca de 40%. Ela ressaltou ainda que o número de médicos e vagas destinadas a consultas para a área de clínica geral ou otorrinolaringologistas não condiz com o volume e com a realidade excessiva de pacientes que precisam ser atendidos, com problemas como rinite, sinusite, alergias e conjuntivite.
Profissionais da educação, por sua vez, dizem que nas escolas as crianças insistem em brincar ao sol, o que ocasiona sangramento no nariz, quedas de pressão e mal estar, sobretudo no período da tarde, onde o sol é mais quente.
O QUE FAZER
Medidas preventivas podem ser tomadas para amenizar a sensação de secura do ar, como passar toalhas molhadas nas paredes, deixar toalhas molhadas nas cabeceiras das camas e recipientes cheios de água nos quartos e nas salas de aula. É aconselhado ainda oferecer líquido para os bebês, crianças e idosos constantemente, bem como procurar orientação médica caso ocorra sangramento nasal e outros problemas de saúde relacionados ao calor e exposição ao sol. Da mesma forma, as crianças devem fazer o uso de protetores solar durante todo o dia, além de acrescentar ao material escolar garrafinha de água para evitar a desidratação.
