montes claros

Clientes reclamam de demora em nova agência da Copasa

Usuários relatam espera de mais de duas horas, falta de assentos e ambiente abafado

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 17/09/2025 às 19:00.
“Usuários utilizam cadeiras dos funcionários, que ainda assim são insuficientes “, constatou Rejane Gonçalves. (Rejane Gonçalves)
“Usuários utilizam cadeiras dos funcionários, que ainda assim são insuficientes “, constatou Rejane Gonçalves. (Rejane Gonçalves)

Usuários da Copasa, concessionária que opera o sistema de abastecimento em Montes Claros, reclamam de mudanças implementadas pelo órgão desde a mudança para uma nova sede, em novembro de 2024. Do prédio próprio e espaçoso da Rua Doutor Santos, a Copasa foi transferida para uma agência localizada à avenida Afonso Pena. Na ocasião, a justificativa do órgão estadual era a de “oferecer um espaço mais amplo, moderno e acessível para o atendimento ao público, com capacidade para atender até 350 pessoas por dia, sem necessidade de agendamento prévio”, entretanto, usuários tem reclamado constantemente do espaço, que consideram menor e abafado.

A empresária do ramo de construção civil, Rejane Gonçalves, esteve na sede da Copasa nesta última terça-feira (16) e, com apoio de outros que estavam no local e passaram pela mesma situação, procurou a reportagem para relatar situações de desrespeito aos clientes. Ela chegou à unidade por volta do meio-dia e permaneceu por mais de duas horas em espera. “Houve uma demora absurda. Não havia cadeira disponível para todos, tínhamos que esperar em pé e alguns chegaram a se sentar nas cadeiras dos guichês que estavam desocupados. O ambiente abafado, lotado e apenas um ar condicionado com pouca capacidade estava ligado”, contou. Para Rejane, diferentemente da concessionária de energia, onde há funcionários em número suficiente e estrutura física mais adequada, a Copasa “mudou para pior”. O seu caso, relata, um pedido de religação, a obrigou a se deslocar ao órgão, pois, segundo a própria Copasa, só poderia ser solucionado de maneira presencial. Para isso, ela aproveitou o horário de almoço, que não foi suficiente. “
Havia pessoas com senha distribuída pela manhã, que foram resolver outras coisas fora dali, retornaram e ainda tiveram que esperar muito tempo. É uma falta de respeito com o trabalhador. E quem é empregado e tem que bater cartão, como fica?”, questiona.

Rejane faz questão de ressaltar que, quando atendida, os atendentes foram respeitosos e muito educados. A reclamação se restringe à dinâmica do serviço, ao número insuficiente de atendentes e às condições estruturais. 

A Copasa foi procurada pela reportagem e, em nota, respondeu que a agência de atendimento de Montes Claros está com sete atendentes nos guichês e um profissional na triagem, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 16h30. “A Companhia esclarece que, em horários de maior pico, a demanda pelo atendimento gera uma necessidade de um tempo superior de espera. Por isso, a empresa está atuando para regularizar essa situação, com reforço no atendimento, além de implementar soluções inovadoras para otimizar o tempo e ainda estimular o cliente pela busca pelos canais digitais”. A informação da Copasa é a de que todo e qualquer serviço pode ser igualmente solicitado nos canais de WhatsApp e site, mas a afirmação contradiz a experiência vivida pelos clientes.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por