Da Ascom/HAT
Equipe de cirurgiões da área de Oncologia do Hospital Dilson Godinho estará participando do 1º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, em Juiz de Fora, nos próximos dias 26, 27 e 28. O chefe da equipe, Cláudio Henrique Rebelo Gomes, cirurgião geral e oncológico, será um dos palestrantes na abertura do evento científico, onde serão apresentados os avanços e as novas técnicas de cirurgia.
Do Hospital Dilson Godinho estarão participando os cirurgiões: Cláudio Henrique Rebello Gomes, Laércio Fonseca Costa e Ênio Bernardo. Os residentes de Cirurgia: Vinicius Afonso Monteiro e Juliano Silva Oliveira; e os acadêmicos de Medicina – Unimontes: Jaqueline Abadia Silva, Daniel Drumond, Jair Almeida Carneiro, Geraldo Marques da Costa e Jeniffer Araújo Ribeiro.
TRABALHOS
A equipe de Montes Claros também estará apresentando três trabalhos, selecionados pela coordenação, tratando dos temas: “Melanoma Anal e Adenocarcinoma Gástrico Sincrônicos”, Adenocarcinoma de Reto em Divertículo Verdadeiro, Sarcoma de Estômago e Neoadjuvância em Câncer de Reto Baixo.
O evento será aberto às 19h30 desta quinta-feira (26) e o cirurgião Cláudio Henrique Rebello Gomes, chefe da equipe de Cirurgia Oncológica do Hospital Dilson Godinho, vai abordar o tema: Indicações de Exenteração Pélvica em Câncer Ginecológico.
No primeiro dia ainda serão debatidos temas relacionados com Aspectos Éticos Relativos ao Doente Terminal, Câncer Ginecológico, Citorredução Secundária em Câncer de Ovário, Avanços em Quimioterapia em Adeno Carcinoma do Endométrio.
Na sexta-feira, a partir das 8 horas, serão abordados temas como: Urologia Oncológica, Prostatectomia Radical Videolaparoscópica, Câncer de Pênis: Aspectos Atuais, Quimioterapia em Câncer de Próstata, Tendências Atuais no Tratamento Cirúrgico do Câncer de Pulmão, Atualidades em Quimioterapia no Tratamento do Câncer de Pulmão, Mamosite, Ressonância Magnética em Câncer de Mama, Reconstrução de Mama: Tran X Grande Dorsal, Câncer Gástrico, Câncer de Esôfago e Reto, Câncer de Pâncreas e Câncer de Vesícula.
ONCOLOGISTAS
Sábado, os trabalhos serão abertos às 8 horas e, entre os temas em debate estão: Papel do Cirurgião, Quimioterapia Neoadjuvante, Cirurgia dos Tumores Neuro-Endócrinos, Videolaparoscopia II e Transposição de Técnicas do Transplante para a Cirurgia Hepática Oncológica.
O 1º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica é promovido pelo Capítulo de Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e contará com a participação de alguns dos mais renomados oncologistas do país. Durante os trabalhos, além da discussão de assuntos controversos, troca de experiências e estreitamento dos laços de amizade e cooperação, será colocado em evidência a importância da cirurgia oncológica como fator crucial em tumores sólidos para controle loco regional, como pré-requisito para cura e a clara demonstração do cirurgião como fator prognóstico.