A trégua da chuva permitiu à Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (Esurb) recomeçar a operação tapa-buraco nas ruas e avenidas de Montes Claros, mas a população precisa ter paciência porque serão necessários em torno de 90 dias até o problema estar resolvido. Cinco frentes trabalham em ritmo acelerado, priorizando as vias de tráfego intenso e de acesso aos bairros, e ruas por onde circulam lotações. De acordo com Deocleciano Rocha, diretor-presidente interino da Esurb o estrago nas ruas e avenidas equivale a algo em torno de 100 mil metros quadrados de buracos.
- Para se ter uma idéia mais clara do problema, nós mapeamos buracos abertos há até dois anos - frisou ele.
Afirma que onde as condições permitem, os buracos estão sendo tapados, obedecendo ao padrão de qualidade exigido. Revela que são recortados e recebem base de brita e a massa asfáltica.
- Esse cuidado só não é possível em locais por onde escorre água, nesse caso o buraco é tapado preventivamente e a equipe espera melhores condições para recortar e quadrar - diz.
LIXO
Quanto à questão do recolhimento do lixo, a situação, segundo Deocleciano Rocha, caminha para a normalidade, apesar do comprometimento da frota de veículos.
- A frota precisa ser renovada e ampliada para fazer frente à demanda. São apenas 11 caçambas, das quais seis com mais de 15 anos de uso. Nessas condições os veículos apresentam problemas continuamente, a vida útil destes veículos, para se evitar o alto custo com manutenção, deve ser de no máximo oito anos.
O diretor – presidente da Esurb salienta que itinerários e horários de recolhimentos não sofreram alterações, de forma que a população possa continuar dispondo da coleta de lixo nos dias habituais - diz. (Com AscomPM)