Adriana Alvarenga
Colaboração para O NORTE
Cerca de 70 municípios do Semiárido mineiro estarão reunidos em Montes Claros entre os dias 20 e 23 de julho, para planejar a realização de amplos debates com a população sobre as condições de vida de suas crianças e seus adolescentes, e para a busca conjunta de soluções para os principais desafios identificados. Trata-se da segunda rodada de capacitações do Selo Unicef Município aprovado em Minas Gerais, oferecida para que as cidades participantes possam realizar o I Fórum comunitário, previsto na metodologia da iniciativa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância.
São esperados três representantes de cada município: o articulador, indicado pela prefeitura para coordenar localmente a implementação do Selo Unicef; um conselheiro municipal dos direitos da criança e do adolescente (CMDCA); e um adolescente. As formações acontecerão na Sala Geraldo Freire, anexo da câmara municipal, com início às 9h.
O Fórum comunitário é uma estratégia da metodologia do Selo para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a população de 0 a 17 anos. Lideranças locais, ligadas a grêmios escolares, associações de bairro, grupos religiosos, sindicatos, entre outras organizações da sociedade civil, são convidadas a trabalhar conjuntamente com representantes do poder público, na elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes e da qualidade dos serviços públicos disponíveis no município.
Mais informações: (11) 3728-5701 - aalvarenga@unicef.org