Começa nesta segunda-feira, dia 21, em Montes Claros, e segue até domingo, 27, as comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno.
O evento chega na sua décima quinta edição em todo o mundo, e é uma iniciativa que conta com o apoio da Unicef, e, no Brasil, do Ministério da Saúde.
Este ano, o tema que pauta as discussões é o "Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno", que, em nosso país, tem o nome de Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes.
O código estabelece regras internacionais para a comercialização desses produtos de forma a proteger a amamentação. Assim, em todo o mundo é proibido, por exemplo, a comercialização de leites em pó com fotografias de crianças. Em todos esses produtos deve haver frases que indiquem que o leite materno é o melhor alimento, e que alertem ainda para os riscos do uso sem prescrição médica ou de nutricionista.
A abertura oficial da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Montes Claros acontece na manhã desta segunda-feira no Centro de Estudos do Hospital Aroldo Tourinho quando iniciarão as ações de promoção do aleitamento materno previstas para toda a semana.
Entre as ações previstas na programação, haverá palestra e debates sobre a norma junto aos profissionais de saúde e convidados como a Vigilância Sanitária, o PROCON e representantes de estabelecimentos comerciais que trabalham com leites artificiais, bicos, chupetas e mamadeiras, que acontecerá no dia 23 às 8h da manhã no auditório “Sabedoria e Humildade” do Hospital Universitário Clemente de Faria.