Samuel Nunes
Repórter
18 de novembro, dia mais chuvoso neste ano em Montes Claros, de acordo com o Célio de Castro coordenador do 5º distrito de meteorologia da universidade federal de Minas Gerais, regional norte. Segundo ele choveu 80,04 milímetros, sendo que de 31 de outubro para 01º de novembro choveu 50,06 milímetros.
Ele explica que em termos de intensidade, 01 de novembro foi o dia mais chuvoso, uma vez que, segundo relatório do 5º distrito de meteorologia, os 50,06 milímetros de chuvas correspondem entre duas e três horas de chuvas, algo significativo para a região.
Célio de Castro salienta que nos primeiros 25 dias de novembro, choveu 270 milímetros, sendo que a média histórica para este mês é de 211 milímetros de chuva.
Questionado quanto à possibilidade de chuvas torrenciais na cidade como a que aconteceu nesta semana em Belo Horizonte, Célio de Castro revela que não existe esta chance uma vez que as chuvas que caíram na capital mineira são oriundas de frente fria advinda do sul do Brasil. Já a as chuvas que geralmente caem no norte do estado, tipicamente, são originarias da linha de convergência da Amazônia que compreende os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
- A frente fria que ocasionou as chuvas em Belo Horizonte geralmente parte de São Paulo e Santa Catarina em direção ao Sul de Minas Gerais para depois chegar a Belo Horizonte. São chuvas com características diferentes das que caem em Montes Claros que, por estar no polígono da seca, tem chuvas mais tranqüilas. O período chuvoso que naturalmente inicia-se nos meses de setembro e outubro tradicionalmente não acontece em Montes Claros. O volume de chuvas maior na cidade é nos meses de novembro e dezembro, explica.
Célio de Castro afirma que algumas pancadas de chuva mais fortes poderão acontecer em Montes Claros, mas nada que fuja da realidade vivenciada todos os anos.