O coordenador de meteorologia da estação de Montes Claros, Célio de Castro Barbosa, revelou que as chuvas que caíram nos últimos quatro dias ultrapassaram os 135,02 mm. Ele explica que a média histórica em termos de chuva para o mês de março é de 124,06mm, ressalta que esta chuva está inserida dentro da linha de convergência do Atlântico Sul. – As chuvas que caem, tradicionalmente no mês de março, é a responsável pela estação do verão, sendo assim, é normal que elas caem em forma de pancadas durante dois ou três dias, depois de uma rápida estiagem elas recomeçam.
O coordenador lembra ainda que no mês de outubro choveu 13,03, novembro 72,05, dezembro 101,08, janeiro 135, e fevereiro 164,01mm.
AGRICULTURA
Indagado quanto à importância da chuva para os agricultores da região, Célio de Castro, salienta que para quem plantou no inicio do ciclo chuvoso que ocorre no mês de outubro, é extremamente difícil não ter prejuízos, entretanto, para os agricultores que plantaram no mês de dezembro, já é possível salvar a lavoura. – Geralmente as chuvas que caem no mês de março são fundamentais apenas para reforçar os mananciais de água da nossa região.
De acordo com o Instituto de Metereologia, Clima Tempo, nesta terça-feira, Montes Claros, terá sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora, a temperatura máxima será de 25c° e a mínima 24c. (SN)
