Uma chuva fina caiu na cidade na manhã de ontem, 26, sem a intensidade que o montesclarense espera há mais de seis meses.
De acordo com Célio de Castro, coordenador do 5° Distrito de Meteorologia, chuva como a que a cidade experimentou não traz nenhum benefício para os agricultores e pecuaristas.
Apesar de fina, a chuva tirou sombrinhas e guarda-chuvas
do armário dos mais prevenidos (foto: XU MEDEIROS)
- A chuva com intensidade e duradoura é a que tanto o homem do campo quanto da cidade espera - conta.
Entretanto, o coordenador revela que o período do ciclo chuvoso tem previsão de chegar à cidade a partir do dia 20 de outubro.
TEMPERATURA
- É bom acrescentar, ainda, que a temperatura nos últimos dias tem subido, chegando aos 36 graus em decorrência do armazenamento de calor em alvenarias e piso de cimento ou ardósia responsáveis pela amplitude térmica, e conseqüentemente do aumento da sensação de calor.
Uma das causas para o forte calor que tem feito nos últimos dias pode ser creditada ao aquecimento global, que pode trazer muitas conseqüências, adverte.
CONCEITO
O aquecimento global pode trazer conseqüências graves para todo o planeta incluindo plantas, animais e seres humanos. A retenção de calor na superfície terrestre pode influenciar fortemente o regime de chuvas e secas em várias partes do planeta, afetando plantações e florestas.
O aquecimento global também acarreta mudanças climáticas, o que é responsável por 150 mil mortes a cada ano em todo o mundo. Só no ano passado, uma onda de calor que atingiu a Europa no verão matou pelo menos 20 mil pessoas. Os países tropicais e pobres são os mais vulneráveis a tais efeitos.
OMS
A Organização Mundial da Saúde atribui à modificação do clima 2,4% dos casos de diarréia e 2% dos de malária em todo o mundo. Esse quadro pode ficar ainda mais sombrio: alguns cientistas alertam que o aquecimento global pode se agravar nas próximas décadas e a OMS calcula que para o ano de 2030 as alterações climáticas poderão causar 300 mil mortes por ano. (SN)