Anny Muriel
Repórter
Gratidão e satisfação são os sentimentos dos usuários do centro de saúde do Bairro Vera Cruz, em Montes Claros, onde a reportagem de O NORTE fez plantão nesta quinta-feira, 15.
Até as 11h da manhã, o clínico geral Waldivino Antunes havia atendido cerca de 15 pacientes. O médico atende no centro de 7h da manhã às 17h.
XU MEDEIROS
A farmácia do centro de saúde, sempre com o
estoque cheio de medicamentos.
- Nossa missão é atender a comunidade de forma a prestar todos os serviços necessários à saúde, para que os pacientes possam sentir este acolhimento que é direito deles, receber atendimento e ser medicado – afirma o clínico.
Á área de abrangência do centro de saúde são os bairros Vera Cruz, Alcides Rabelo, Alto São João, Vila Regina e Cidade Cristo Rei. Os moradores do bairro e adjacências se sentem amparados pela equipe do centro de saúde.
- Como sou diabética, tenho que estar sempre fazendo controle e tomando os remédios. Sempre que eu preciso consultar aqui no posto, os médicos estão presentes e a farmácia não deixa a desejar, com os medicamentos que preciso - diz, agradecida, a aposentada Maria Neci Araújo.
De acordo com a gerente do posto, Rejane Ribeiro, no centro de saúde trabalham os profissionais do posto em parceria com o PSF do bairro, o que possibilita a realização de um bom trabalho.
- Aqui, nenhum paciente fica sem atendimento médico. A demanda é, de fato, grande, mas, se veio ao posto, é nossa obrigação oferecer o retorno que o indivíduo precisa, no caso, uma consulta, um exame, ou mesmo uma orientação - afirma a gerência.
Toda a equipe de profissionais do PSF atende os moradores do bairro com visitas domiciliares e agendamento de consultas, além do acompanhamento médico às gestantes.
Em junho, mês em que acontece a semana de prevenção às DSTs - Doenças sexualmente transmissíveis, será realizada uma blitz educativa, com enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde, para falar sobre as formas de prevenção das doenças aos alunos das escolas do bairro.
A doméstica Elza Ramos, moradora do Bairro Cidade Cristo Rei, que faz parte da abrangência do centro de saúde Vera Cruz, reclama da falta de médico no seu bairro.
- Há duas semanas, estou indo ao PSF para tentar uma ficha com um clínico e nunca tem ninguém para atender a gente. O jeito é vir até o centro de saúde daqui do Vera Cruz para tentar uma consulta - diz a doméstica, que chegou ao posto com possíveis sintomas de dengue, queixando-se de fortes dores de cabeça, dor no corpo e febre.
A paciente Elza Ramos foi atendida e medicada no mesmo instante por uma enfermeira da unidade.
Para Rejane, gerente do posto, o Bairro Cidade Cristo Rei carece de profissionais como clínico geral, ginecologista e pediatra.
ATENDIMENTO NO CAPS - TM
A reportagem de O NORTE esteve também no CAPS TM - Centro de atenção psicosocial a pacientes com crises, onde acompanhou o funcionamento da unidade.
Em entrevista, a gerente Valéria Cantídio Oliveira disse que a casa conta com três clínicos, dois psquiatras, equipe de enfermagem, assistente social e terapeuta ocupacional, para atender a todos os pacientes com crises mentais.
O acompanhamento médico, chamado de permanência, acontece durante o dia. Os pacientes chegam pela manhã, recebe todo o tratamento e, às17h, retorna para sua casa.
São oferecidas três refeições diariamente. Os profissionais incentivam e praticam atividades físicas e artesanais com os pacientes e fazem o acompanhamento dos medicamentos dos usuários. O processo terapêutico contribui para o desenvolvimento da recuperação dos pacientes.
O Caps - TM conta ainda com uma ambulância adaptada para recolher os pacientes que não têm como se deslocar para a clínica, o que facilita a continuidade do tratamento.
Por dia, são atendidos cerca de trinta e cinco pacientes de emergência psiquiátrica de Montes Claros e do Norte de Minas. São disponibilizados medicamentos controlados aos pacientes, em média quatrocentas receitas por dia.
Além da parceria com o Samu, os pacientes que necessitam de internação são encaminhados também ao hospital universitário e Prontomente.
O Samu presta serviço aos usuários a partir das 18h, horário de fechamento da clínica.
O paciente recebe alta a partir do momento em que os profissionais notam a recuperação. Quando voltam para casa, recebem todo suporte para continuidade do tratamento, afim de evitar nova crise.
O Caps - TM acolhe os acadêmicos dos cursos de Psicologia, Medicina e Enfermagem, que têm oportunidade de colocar em prática todo o aprendizado adquirido em sala de aula. O Caps - TM funciona na Avenida Donato Quintino, 341, Bairro Canelas.