Logotipo O Norte
Sábado,17 de Maio
Cidade

Cenário positivo

Montes Claros está entre os dez municípios mineiros que mais geraram postos de trabalho com carteira assinada em 2022

Leonardo Queiroz e Márcia Vieira
Publicado em 05/01/2023 às 22:36.

Dados do Caged apontam que Montes Claros é um dos 697 municípios mineiros a registrar aumento de empregos formais em 2022, com 4.849 vagas ocupadas. Em todo o Estado, apenas 156 cidades tiveram saldo negativo, o que colocou o Estado atrás apenas de São Paulo na geração de empregos. 

O setor de serviços teve destaque no cenário estadual, com saldo de 128.888 vagas. Em seguida aparece a indústria, com 38.943 vagas. Em terceiro lugar aparece o comércio, com 26.182 vagas, o setor de construção civil, com 17.382 e a agropecuária, com 12. 137 novos postos de trabalho no ano que passou. 

Ano que foi desafiador para o baterista e hoje comerciário, Marçal Maciel. Trabalhador de uma das multinacionais mais conceituadas em Montes Claros, ele se formou em gastronomia e deixou o emprego para abrir o próprio negócio. 

“Cheguei a ter uma cartela de clientes muito boa, principalmente corporativos. Investi em equipamentos, mas como tivemos que parar, com as contas chegando, desfiz da estrutura. Quando houve o retorno não tinha mais o material. Fiquei trabalhando apenas como músico. No final de 2021 comecei numa loja no ramo gastronômico. A loja fechou e em 2022 comecei nessa que estou agora, do mesmo segmento”, explica Marçal que concilia o emprego formal com a atividade de músico nos finais de semana.

Aos 25 anos, Erielley Stefany Freiras Corrêa, está firme no emprego de assistente financeira desde o início de 2022 e comemora a conquista, que veio dois meses após a saída do emprego anterior.

“Fiz um processo seletivo e hoje sigo de carteira assinada desde o inicio do ano. 2021 apresentou um cenário instável para contratações e por acompanhar esses mesmos lugares eu percebi que 2022 foi um ano que empregou muita gente. Pude notar as pessoas menos desesperadas por emprego. No início de 2023 ainda percebo um cenário tranqüilo mas vamos ver mais para frente o que vai acontecer”, declara. 

E se foi bom para o trabalhador, bom também para quem emprega e encontrou mão de obra disponível. A empresária do setor de beleza, Nete Freitas, proprietária do Salão Versátil, diz que 2022 foi um divisor de águas. Estabelecida no mercado há 27 anos, também sofreu os revezes da Pandemia, mas , passados os primeiros meses, retornou com fôlego para investir no negócio.

“Foi um ano otimista para contratação. Além do nosso quadro regular, tivemos um aumento de 30% nas contratações de carteira assinada. Passamos um momento difícil devido à pandemia. Abrimos as portas de forma progressiva e aos poucos superamos tudo o que havíamos passado nos dois anos anteriores. Encerramos o ano com vagas abertas para contratação de mais 10 colaboradores e seguimos otimistas para 2023, já pensando em expandir e abrir mais vagas para novos colaboradores ao longo do ano”, diz Nete, pontuando que as duas últimas semanas de Dezembro foram surpreendentes e a procura pelos serviços foi alavancada. 

“Do medo que tive durante 2020 e 2021, só ficou a sombra. Sigo mais forte vendo a procura dos clientes para os nossos serviços e ampliamos, oferecendo novos”, diz a empresária.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por