Samuel Nunes
Repórter
No próximo dia 12, a partir das 8h, na Avenida Sebastião Ramos Guimarães será apresentada a Estrutura da Cemig no Norte de Minas e seus canais de relacionamento com clientes.
Centro de operação e distribuição e base operativa
(foto: DIVULGAÇÃO)
De acordo com a gerente de comercial, imagem e comunicação da Cemig, Patrícia Rocha, será feita ainda a apresentação do plano de contingência para período chuvoso e que abrangerá as seguintes áreas: funcionamento do mecanismo de atendimento ao cliente da Cemig, detalhamento da estrutura (Centro de operação e distribuição e Base operativa eletricistas) para o próximo período chuvoso. Ainda o resumo de dados de manutenção e investimentos realizados em 2008 no sistema elétrico, dos equipamentos de proteção, inclusive os tele-controlados que foram inseridos no sistema neste ano, utilização do gerador e mega-jumper e outras práticas para diminuição do DEC - Duração equivalente de interrupção por unidade consumidora.
VISITA
Patrícia Rocha informa que acontece também a visita ao Projeto de reutilização de água do lavador de veículo.
- Com consumo de água atingindo 220.000 litros/mês no período seco (abril a outubro), a unidade da Cemig que abriga a sede do Colegiado Norte, com 200 empregados, de sete gerências, cinco superintendências e quatro diretorias, partiu para uma contribuição caseira, de baixo custo e com impactos diretos e indiretos nos objetivos organizacionais previstos nos mapas estratégicos da nossa empresa - explica.
A gerente comercial destaca ainda a inauguração da estação de tratamento de efluentes Montes Claros 1, que permite o reaproveitamento de 98% do volume de água utilizado na lavagem de veículos.
- Com capacidade para processar 5 m3/h, atualmente a estação permite uma economia de 50.000 litros do precioso líquido, filtrando óleos, graxas, detergentes e outros poluentes, propiciando que o produto tratado seja utilizado na irrigação de jardins, campo de futebol e na própria lavagem dos veículos.
BENEFÍCIOS
De acordo com Patrícia Rocha, a população se beneficiará de modo indireto e direto com o projeto. Cita, por exemplo, a economia no consumo e no custo do insumo, contribuição ambiental, educação ambiental para empregados próprios e terceirizados.
- Outros benefícios que valem ser mencionados dizem respeito à semi-automatização dos processos de fornecimento de água tratada para procedimentos auxiliares, como lavagem de peças, veículos e instalações. E ainda disseminação das responsabilidades ambiental e social - finaliza.