Anny Muriel
Repórter
A clínica-escola Cemed - Clínica de especialidades médicas da Funorte já atende, desde segunda-feira, em novo endereço, na Rua Dom João Pimenta 921, Centro.
Segundo a técnica em enfermagem Luciana Veloso, a mudança de endereço da clínica se deu para atender o grande número de consultas e melhorar o atendimento à população.
XU MEDEIROS
Segundo Luciana Veloso, só em 2010 foram realizados 1881 atendimentos à população.
O novo local conta com amplo espaço e acesso para cadeirantes. Ao todo, são quinze consultórios climatizados, duas salas de estudo, onde são ministradas palestras para os acadêmicos e reuniões, e uma biblioteca.
A Cemed oferece 16 especialidades. São dois angiologistas, dois cardiologistas, dois endocrinologistas, quatro neurologistas, um gastroenterologista, dois pneumologistas, três reumatologistas, três psiquiatras, um psicólogo, um clínico geral, um nutricionista, seis ginecologistas-obstétricos, três ginecologistas geral, que abrange atendimentos em uroginecologia e exames preventivos, além de um mastologista.
Todos os atendimentos são gratuitos. Por isso, a clínica diminui a demanda da lista de espera do Sus - Sistema único de saúde.
De acordo com Luciana Veloso, as consultas com neurologista tiveram a quantidade ampliada, de uma para 12 mensais. A clínica, que tem um ano, prestou, de agosto a dezembro de 2009, 1.836 atendimentos. Só de janeiro a julho deste ano, já foram disponibilizados 1.881 atendimentos à população.
Para ter acesso aos serviços, o paciente deve levar encaminhamento médico e autorização da secretaria de Saúde dos exames.
A Cemed oferece atendimento nos três turnos, de 7h às 22h. Somente ontem pela manhã, quando a reportagem de O NORTE esteve no local, foram atendidas vinte pessoas nas diversas especialidades.
- O objetivo da Cemed é reduzir o fluxo da grande demanda de pacientes que esperam pelo atendimento do Sus. Diariamente, chegam pessoas com encaminhamento desde o ano 2006. A clínica visa proporcionar melhor atendimento à população de forma ágil e com qualidade nos serviços prestados, uma vez que conta com profissionais qualificados. Além de preparar o acadêmico para o mercado de trabalho, é uma forma de aprender na prática mesmo - afirma Luciana Veloso.
O aposentado Arcônio Rolin Araruna Filho, 65 anos, teve inflamação dos nervos trigêmeos e procurou por atendimento com um neurologista. Ele se diz satisfeito com o atendimento prestado pela equipe da clínica escola.
- Eu já passei por vários neurologistas e, graças a Deus, aqui eu realmente tive um retorno. O pessoal é atencioso e tem diversas especialidades. Além disso, o espaço ficou bem melhor, maior e mais central - diz.
A Cemed funcionava na Rua Augusto Getúlio, n°15, no Bairro Melo.