Hélio Machado
Colaboração para O NORTE
Promover ações para a criação de novas empresas, visando a gerar emprego e renda, estreitar as parcerias com o comércio e investir na segurança pública. Estes foram alguns compromissos assumidos pelos candidatos a prefeito de Montes Claros, com os empresários, durante debate promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), nessa terça-feira, em sua sede. Participaram, os candidatos Athos Avelino, do PPS, Luiz Tadeu Leite, do PMDB, Thiago Nascimento, do Psol e Ruy Muniz, do DEM. O evento, aguardado com expectativa, lotou o auditório da entidade e se transformou numa festa democrática, com os partidários dos três principais concorrentes se postando em frente ao prédio, com bandeiras, faixas, cartazes e gritando os nomes deles. A Polícia Militar esteve presente, visando a garantir a segurança, mas não se registrou nenhum incidente de maior gravidade. O debate, de al to nível, foi transmitido ao vivo pela TV Geraes, canal 2, que vai reprisá-lo na íntegra, nesse sábado às 15 horas.
Os candidatos apresentaram seus programas de governo, em linhas gerais, dando idéia do que pretendem fazer em quatro anos de governo. O público, a pedido do mediador, jornalista Afonso Mendes, não se manifestou com insistência, a não ser quanto de perguntas mais complexas feitas ao candidato Thiago Nascimento, escolhido através de sorteio e que não soube respondê-las. Ele provocou risos. Contudo, o jovem concorrente externou otimismo de que espera boa votação, no próximo dia 5 de outubro.
Além da exposição das propostas, os candidatos responderam a perguntas formuladas pelo público, todas voltadas para o segmento. Em campanha pelo segundo mandato consecutivo, o prefeito Athos Avelino fez referências à sólida parceria da administração municipal com a CDL, que apresenta resultados significativos, ao longo deste mandato. Entre as conquistas, destacou a implantação do Programa Olho Vivo, com a instalação de câmaras de vigilância eletrônica no centro comercial, melhorando a segurança. Disse que sua proposta é de reforçar esta parceria.
Já Ruy Muniz disse que há necessidade de se fortalecer o comércio, com ações direcionadas no sentido de criar condições efetivas para abertura de novas empresas que gerem emprego, renda e influenciem positivamente na elevação da qualidade de vida da população. Segundo ele, a intenção, também, é de ampliar o Olho Vivo, para outras partes da cidade, com o objetivo de reforçar a segurança. Lembrou que o comércio tem participação fundamental no progresso e desenvolvimento do município. Também acenou com parcerias mais consistentes.
O candidato Tadeu Leite, entre outras coisas, prometeu criar um novo distrito industrial, mas no distrito de Nova Esperança, para receber as pequenas empresas, que vão gerar mais emprego. Recordou que a parceria com a CDL é histórica e que o prédio da entidade foi construído em terreno que doou como prefeito, na gestão do ex-presidente Valdeir Corrêa. O peemedebista também prometeu melhorar a segurança pública e reduzir os impostos municipais. Confuso, o candidato Thiago Nascimento não conseguiu responder a algumas perguntas mais complexas feitas pelo público. Disse, no entanto, que uma de suas pretensões é de implantar novo distrito industrial, para facilitar a atração de novas indústrias para a cidade.