Catedral realiza festa da Medalha Milagrosa

Jornal O Norte
Publicado em 22/11/2010 às 10:12.Atualizado em 15/11/2021 às 06:44.

Valéria Borborema


Colaboração a O Norte



No próximo sábado, 27, a Legião de Maria realiza a festa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. A missa em ação de graças será às 17 horas, na Catedral metropolitana Nossa Senhora Aparecida, centro de Montes Claros. A novena preparatória segue de 18 a 26 de novembro, no tradicional templo. De segunda a sexta-feira e no domingo, às 18 horas. E no sábado, às 16h30.



A iniciativa refere-se a Nossa Senhora das Graças ou Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, padroeira da Legião de Maria. Um dos muitos títulos pelos quais Maria, mãe de Jesus, é venerada entre os católicos.



HISTÓRIA



A festa da Medalha Milagrosa começou no século XIX, em Paris, França, onde a Igreja atesta que a noviça das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Irmã Catarina Labouré, presenciou duas aparições da Virgem, ambas na capela do convento. A primeira foi na noite de 18 para 19 de julho de 1830, quando Maria deu conselhos pessoais e à congregação, além de fazer algumas revelações futuras. E a segunda ocorreu na tarde de 27 de novembro do mesmo ano. Dessa vez, Maria apareceu circundada por uma moldura oval na qual se notava, em letras de ouro, a seguinte frase: “ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. À religiosa uma voz misteriosa pediu cunhar medalha nesse modelo e prometeu “graças abundantes” a todos os que usassem o objeto. Em seguida, o quadro girou e, no reverso, encontrava-se a letra M com uma cruz ao alto e um traço na base. Na parte de baixo, os corações de Jesus e Maria. Catarina relatou os dois episódios apenas a seu confessor, que o transmitiu aos superiores.



Concluído o inquérito canônico, dois anos depois das aparições, o Arcebispo de Paris autorizou a confecção e distribuição da medalha. O povo testemunhou, então, vários milagres alcançados com o uso da agora chamada “Medalha Milagrosa”.



Catarina Labouré morreu em 1876. Na época haviam sido produzidas um bilhão de medalhas. Diante das evidências, em 1894 a Igreja instituiu a Festa Litúrgica de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Já no século XX, no ano de 1936, verificou-se que o corpo da vicentina permanecia incorrupto. O detalhe era os olhos luminosos. O Papa Pio XII canonizou Catarina no dia 27 de Julho de 1947 e o corpo foi posto numa urna, aos pés do altar de Nossa Senhora, na capela onde aconteceram as aparições.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por