Durante missa em ação de graças, às 18h30, quando foi acesa a vela que completou a coroa do advento, no último domingo antes do natal, o pároco da catedral metropolitana Nossa Senhora Aparecida, padre Dorival Souza Barreto Júnior, advertiu para o verdadeiro significado dessa importante festa da igreja.
(DIVULGAÇÃO)
O pároco Padre Dorival Souza Barreto celebrará a missa do galo.
Neste ano, a vigília do natal ou missa do Galo, prevista para às 20h desta quinta-feira, 24 de dezembro, na catedral metropolitana, terá um momento especial. É que o sacerdote deflagrou campanha para arrecadar alimentos não perecíveis em benefício da fundação Sara e do projeto Presente, que atuam no combate ao câncer no Norte de Minas. Os interessados podem levar consigo ou entregar antecipadamente arroz, feijão, açúcar, café, macarrão ou óleo, na secretaria paroquial, que funciona provisoriamente na sacristia do templo, das 8h às 11h30 e das 14h às 18h30. O telefone de contato é (38) 3 221-5028.
Desde 29 de novembro, início do advento – tempo de preparação para o natal - representantes de pastorais, movimentos e grupos visitam famílias residentes na área de abrangência da paróquia – parte do centro e adjacências – e as convidam a participar da iniciativa. A peregrinação desses agentes de pastoral termina na véspera da grande festa cristã.
A associação Padre Tiãozinho de apoio a pacientes carentes com câncer – Projeto Presente surgiu para acolher o paciente carente em tratamento de câncer na região, além de atuar em campanhas de conscientização para o diagnóstico precoce e dos direitos deles. A iniciativa oferece aos mais de 1.400 usuários cadastrados atendimentos social e psicológico, assessoria jurídica e benefícios assistenciais. Ainda disponibiliza roupas, sapatos, cestas básicas, medicamentos, suplementos alimentares, cadeiras de roda e de banho, perucas, muletas, andadores, sondas de alimentação e de urina, entre outros objetos.
A associação Padre Tiãozinho de apoio a pacientes carentes com câncer homenageia um sacerdote muito querido na arquidiocese de Montes Claros. Primeiro pároco de Nossa Senhora Rosa Mística, no bairro Jardim São Luís, o irmão de sangue do arcebispo emérito Dom Geraldo Majela de Castro morreu vítima da doença no dia 14 de março de 2005. Um ano antes, Padre Tião e a médica Priscila Miranda lançaram as sementes do projeto Presente.
Instituída em 30 de junho de 1998 e com casa de apoio inaugurada em 16 de janeiro de 1999, a fundação Sara visa receber e assistir às crianças e adolescentes com câncer e deficiência hematológica, e respectivos acompanhantes, geralmente oriundos do Norte de Minas Gerais e Sul da Bahia.
A instituição nasceu das mãos de Álvaro Gaspar Costa, atual presidente, e de sua esposa Marlene Cavalcanti Albuquerque Costa, vice-presidente, que, juntos, enfrentaram a dificuldade de sair de Montes Claros em busca do tratamento da filha Sara, vítima do mal, rumo a outros centros de tratamento, em Belo Horizonte e São Paulo.
A experiência levou-os a criar a fundação Sara que, hoje, possui duas sedes: em Montes Claros, na rua André Luiz, 415, Bairro Canelas II; e em Belo Horizonte, na rua Pouso Alto, 285, bairro São Lucas. Quem quiser saber mais sobre a Fundação Sara, deve acessar o site www.fundacaosara.org.br ou ligar para (38) 3214-5500. (Fonte: AI Catedral)p