A catedral metropolitana Nossa Senhora Aparecida entregou, no dia 31 de dezembro, à tarde, 502 quilos de alimentos não perecíveis à Fundação Sara. O ato é fruto de campanha que o pároco, Padre Dorival Souza Barreto Júnior, deflagrou durante a novena do Natal deste ano e que conseguiu amealhar 1.004 quilos de arroz, feijão, açúcar, café, macarrão e óleo. O restante dos produtos beneficiará o projeto Presente - Associação Padre Tiãozinho de apoio a pacientes carentes com câncer. As duas instituições atendem pessoas com câncer de toda a região.
Acompanhado de alguns agentes de pastoral, o sacerdote foi recebido pela assistente social Rosana Soares Ruas, que trabalha na Fundação Sara. Ela agradeceu a doação, sobretudo por significar um apoio para as crianças e adolescentes. Rosana afirma que a instituição gere o programa Nutrir Bem justamente com o objetivo de oferecer de graça cestas básicas para a parte mais necessitada dos 429 pacientes ali cadastrados, além de garantir alimentação aos que chegam de outras cidades do Norte de Minas e ficam hospedados na sede, na rua André Luiz, 415, Bairro Canelas II, e durante tratamento nos hospitais, ambulatórios e hemocentros, com almoço e kit-lanche. São cerca de 20 marmitex e 20 kits-lanche diários. O número de refeições chega a 11 mil por ano.
Há dois anos, a Fundação Sara funciona em nova sede. As instalações possuem 18 dormitórios, com capacidade para 72 hospedagens, entre os quais um apartamento especialmente destinado aos pacientes submetidos a transplantes, oficina de artes, escolinha (apoio pedagógico para tentar suprir a ausência das salas de aula), setor administrativo, enfermagem, playground e capela. Tudo distribuído em dois andares.
Para se manter, a Fundação precisa do apoio da sociedade.
Segundo Rosana Ruas, a despesa mensal varia de 60 a 70 mil reais, que inclui desde gastos normais de infraestrutura até custos advindos do tratamento em si como aquisição de remédios. Os interessados em ajudar podem manter contato pelo telefone (38) 3214-5500 ou pelo site www.fundacaosara.org.br . Hoje, a Fundação Sara tem 14 mil sócio-contribuintes. Mas há também aquelas pessoas que fazem doações esporádicas, de roupa, por exemplo, que são vendidas no bazar, de onde, segundo Rosana Ruas, provém recursos da ordem de R$ 4 mil todo mês, usados também para abater os custos. (Fonte: A. I. Catedral)