Valéria Borborema
Colaboração para O Norte
Na reunião mensal de seu Conselho Paroquial de Pastoral, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida destacou a urgência do desenvolvimento da chamada pastoral urbana, que está entre os grandes desafios da Igreja hoje. O objetivo é favorecer a evangelização nas cidades, por meio de um estilo pastoral adequado à realidade urbana, com atenção especial à linguagem, às estruturas e práticas pastorais, assim como aos horários, destaca o Documento de Aparecida, fruto da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, utilizado pelo bancário Eduardo Souto para abordar o assunto.
Cerca de 30 pessoas participaram do evento, realizado às 19h30min de quinta-feira, 28 de abril, na construção do Centro Paroquial João Paulo II, nas imediações do tradicional templo da Praça Pio XII, centro da cidade, sob a coordenação do pároco, Padre Dorival Souza Barreto Júnior.
Com o subsídio eclesial em mãos, o bancário frisou que a pastoral urbana pretende ser uma ação contínua que facilite a cada habitante dos centros urbanos “encontrar em Cristo a plenitude da vida”. Esclareceu, entretanto, que não se trata de um grupo formado, mas de algo orgânico, de conjunto que envolve Clero e leigos numa ação comum.
No caso da Catedral Metropolitana, cuja característica é eminentemente urbana, já existem tentativas no sentido de impulsionar a pastoral urbana. Uma delas ocorrerá de 25 a 30 de setembro, com a Missão Popular Paroquial, a ser conduzida por padres Redentoristas.
- As missões existem desde o início da história da Igreja. A diferença é que, agora, precisamos contextualizar isso na nossa época. O Documento de Aparecida quer fazer esse resgate, comentou Padre Dorival Barreto.
O sacerdote advertiu, porém, que a Missão Popular Paroquial só surtirá o efeito desejado se houver um processo de desinstalação dos grupos - assim entendidos movimentos, pastorais e associações eclesiais -, na maioria das vezes muito fechados em si mesmos e, consequentemente, para uma perspectiva mais abrangente no que diz respeito à evangelização.
PAUTA
Ainda constaram na pauta do CPP de abril avaliação das visitas às famílias residentes no território da Catedral Metropolitana, para convidá-las a participar da Semana Santa, a inauguração da Secretaria do Centro Paroquial João Paulo II, prevista para domingo, 1º de maio, e a promoção de retiro espiritual, no dia 29 de maio.
Dentro do que propõe a Campanha da Fraternidade 2011, que faz um apelo ecológico, a Legião de Maria e Grupos de Oração anunciaram que estão recolhendo óleo de cozinha usado para fazer sabão. O produto será doado para instituições de caridade.