Samuel Nunes
Repórter
Faça chuva ou sol, lá está ele, o carteiro que com precisão, responsabilidade, continua entregando sedex, revistas por assinaturas e documentos em toda a cidade e também na zona rural. Na última segunda-feira, 25, foi comemorado o Dia do Carteiro, profissional que por onde passa, é reconhecido, colorindo de azul e amarelo as ruas das cidades Brasil afora.
Somente em Minas, mais de 5,5 mil profissionais receberam os parabéns no último dia 25. São 4.967 homens e 571 mulheres trabalhando nos mais de 150 centros e unidades de distribuição do estado
Elder Aragão, gerente regional dos Correios em Montes Claros ressalta a importância da data que para ele é mais que merecida. Revela que diariamente 110 carteiros realizam com presteza e determinação o trabalho de entrega de correspondências e documentos.
- Em todo o Brasil são mais de 30 milhões de objetos entregues diariamente por estes imprescindiveis profissionais - destaca.
Elder diz que em Montes Claros são 150 mil correspondências entregues diariamente e que 50% dos efetivos dos Correios no municipio são compostos por carteiros. Segundo ele, a força de trabalho destes profissionais representa em muito a figura dos Correios em todo o país.
-É de conhecimento de todos o respeito e credibilidade alcançada pelos Correios, estamos em segundo lugar em conceito junto à população, ficando atrás somente do Corpo de Bombeiros – avalia.
Edilson Durães, coordenador operacional dos Correios, salienta que estes profissionais são escolhidos como empregado-símbolo dos Correios. Acredita que o carteiro é a face mais visível da empresa junto à população, sendo recebido com cordialidade e carinho em cada residência que visita.
- É bom reforçar que a credibilidade alcançada pela Empresa de Correios e Telégrafos junto aos clientes se deve à confiança que os brasileiros depositam nesses profissionais, obrigado a todos os montes-clarenses por receber bem os nossos profissionais - conclui.
Além de ser personagem presente no cotidiano de cada cidadão brasileiro, o carteiro também faz parte da história do país. O mensageiro Paulo Bregaro entregou a D. Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822, correspondência da Imperatriz Leopoldina, informando sobre novas exigências de Portugal com relação ao Brasil. Ao recebê-la, às margens do Riacho do Ipiranga, D. Pedro reagiu às imposições da Corte e declarou, no ato, a independência do Brasil, associando assim os Correios a um dos mais importantes momentos históricos brasileiros.
As palavras do Conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva ao recomendar pressa na entrega dessa correspondência ainda hoje sintetizam o trabalho responsável do carteiro:
- Arrebente e estafe quantos cavalos necessários, mas entregue a carta com toda a urgência.
Por seu feito, Paulo Bregaro é o patrono dos Correios.