
O Lions Clube Sertanejo de Montes Claros, realizou na noite desta última quarta-feira (12) em sua sede, a premiação do concurso Cartaz sobre a Paz, com o tema oficial “Juntos Somos Um”. A iniciativa do Lions Clube Internacional é replicada nos Distritos, com caráter social e educativo. Os alunos de 11 a 13 anos são estimulados a retratar, por meio da arte, o que a paz significa para eles.
“Desenho desde pequeno porque gosto muito. Recebi a mensagem que fui selecionado e fiquei muito feliz pela oportunidade”, diz Davi Almeida Barbosa, de 12 anos, aluno do sexto ano da Escola Rozenda Zani e irmão gêmeo de Arthur Almeida Barbosa, que também foi premiado. Davi conta que utilizou como elementos, o leão, a cruz de Jesus, a pomba da paz e os países, na elaboração do desenho. “A legenda do meu cartaz é, ‘A Força de um Homem é a Força de um Leão’. Aprendi que a força de um homem é equivalente à força de um leão e todos juntos somos um”, declara. O irmão, mais tímido, preferiu não falar, mas a mãe Silvana Almeida contou que a habilidade é notória nos filhos e concursos como o do Lions, são iniciativas poderosas para aprimorar a habilidade. “É um exercício para a mente e contribui para o desenvolvimento futuro deles”. O pai, Flaimon Barbosa, comemorou a vitória. “Dos três finalistas da escola, dois são nossos filhos. Estamos muito felizes”, disse.
A presidente do Lions Clube Sertanejo, Raquel Muniz, em viagem de trabalho ao exterior, participou virtualmente da solenidade. “Não poderia ficar ausente dessa cerimônia, estou aqui de maneira virtual, porque estou hoje em uma missão no exterior, que com certeza vai trazer muita coisa boa também para o Lions ofertar à comunidade”, disse. Para Raquel, a premiação é um importante presente para Minas Gerais, para o Brasil e para o mundo. “O Cartaz da Paz, o Lions leva para o mundo inteiro. Acompanhamos pessoalmente até essa última etapa. Parabenizo a todos os alunos. Vocês brilharam com os cartazes e nós faremos uma exposição em breve, de todos os trabalhos selecionados”, declarou a presidente.
A professora Vera Lúcia Mendonça, coordenadora do concurso pelo Lions, destacou que a iniciativa contribui para um mundo com mais harmonia e solidariedade e que, troféu e certificados, são representações simbólicas que estimulam a expressão do sentimento de cada aluno. “Eles entendem que são importantes e inteligentes. E podem contribuir com o mundo com a sua sensibilidade e observação. Esse trabalho coloca em atividade o cérebro, o pensamento de cada um”, disse Vera. A coordenadora ressaltou o comprometimento da equipe. “Esse trabalho não é meu, não foi feito sozinha. É de uma entidade, do Lions, com a participação das escolas, professores, diretores e pais que incentivaram seus filhos. Agradecemos ao empenho de todos e no próximo ano estaremos juntos novamente”.
Jefferson Tolentino, vice-presidente do clube de serviço, conduziu a cerimônia e destacou que as iniciativas do Lions Internacional miram no conceito de solidariedade, com os Distritos ampliando essa voz. O Lions, disse Jefferson, é o único clube de serviço que tem cadeira permanente na Organização das Nações Unidas (ONU). “Somos quatro milhões de associados, cerca de 50 mil clubes e realizamos o concurso simultaneamente em mais de 200 países, visando discutir e promover a paz. Tivemos a participação de 30 escolas municipais e particulares, cerca de três mil alunos, e chegamos aos 23 selecionados. Agradecemos penhoradamente a todos os participantes”, concluiu.
