Anny Muriel
Repórter
Com a finalidade de identificar a população montes-clarense, foi criado o cartão Sus - Sistema único de saúde. O documento possibilita aos usuários do município o acesso aos serviços prestados nos centros de saúde e hospitais da cidade.
A dona-de-casa Selma Neris Prates Cardoso não perdeu tempo e fez o cadastro logo que o filho nasceu.
- Eu fiz o cadastro do cartão Sus em 2008 e, na oportunidade, fiz também o do meu filho. Para mim, o cartão trouxe mais agilidade quando preciso agendar uma consulta, ou mesmo pegar remédio no posto de saúde. Mesmo porque, antigamente era preciso levar o documento de identidade e hoje basta apresentar o cartão Sus. Como eles já têm o número do cartão, a consulta é agendada com mais facilidade. Melhorou muito o atendimento na rede pública - disse.
De acordo com o gerente responsável pela emissão dos cartões em Montes Claros, Fabrício Cólen, 280 mil pessoas aproximadamente já se cadastraram, mas falta ainda cadastrar outras 100 mil, que ainda não procuraram a secretaria de Saúde para fazer solicitar o cartão.
- É importante não esquecer de levar os documentos necessários para se cadastrar: comprovante de residência (água, luz ou telefone), carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento e/ou casamento, carteira profissional e titulo de eleitor - afirma.
O cadastro é feito somente na secretaria de Saúde, que funciona das 7h às 16h, na Avenida Dulce Sarmento, 2076 no Bairro Monte Carmelo.