Valéria Borborema
Colaboração para O NORTE
o próximo dia 3 de fevereiro, domingo de Carnaval, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida concede a Bênção da Garganta em todas as missas celebradas nas três comunidades pertencentes à paróquia. A iniciativa ocorre a propósito da data em que a Igreja Católica faz memória de São Brás. O pároco, Padre Dorival Souza Barreto Júnior, destaca que “toda bênção é louvor de Deus e pedido para obter seus dons”, conforme assegura a própria Bíblia Sagrada, nas cartas de São Paulo aos efésios. “Em Cristo, os cristãos são abençoados por Deus, o Pai ‘de toda a sorte de bênçãos espirituais’”, completa para, em seguida, sublinhar que se trata de “momento de louvar a Deus e pedir que nos livre do mal da garganta e de qualquer outra doença”.
SÃO BRÁS
Um dos 14 “santos auxiliares” – grupo dos santos que, desde o século XIV, são conhecidos pela eficácia de sua intercessão contra várias enfermidades –, São Brás, segundo a tradição, nasceu em Tagaste (Armênia), onde chegou a ser bispo. Consta no Dicionário dos Santos – que reconhece a escassez de informações fidedignas a respeito de Brás – trechos de lenda “que fizeram dele um dos santos mais populares da Idade Média”. Ao que parece, São Brás foi martirizado durante perseguição de Licínio (século IV), “que mandou prendê-lo numa gruta ou cova que lhe servia de refúgio”. Do local se aproximavam até as feras em busca de cura.
Um dia, teria a ele recorrido uma mãe com o filho prestes a morrer asfixiado, “por causa de espinha de peixe que se havia atravessado em sua garganta”. “O santo curou-o fazendo o sinal da cruz”. Já no cárcere, a mesma mulher trouxe-lhe alimentos e velas, num gesto que originou “a tradição de que, aos que sofrem da garganta, se lhes apliquem duas velas enquanto se invoca o santo”. São Brás foi decapitado por volta do ano 316.
MISSAS
A seguir o horário das missas na Paróquia da Catedral no dia de São Brás, quando o padre concederá a bênção por meio dessas palavras: “por intercessão de São Brás, te livre Deus do mal da garganta e de qualquer outro mal”. Na Catedral, que fica Praça Pio XII, centro (7h, 9h, 18h30min e 20h), no Santuário Bom Jesus, na Praça do Bom Jesus, centro (8h) e na Capela São José, na Praça Flamarion Wanderley, bairro São José (9h e 19h).
