Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Qualidade e, sobretudo higiene no que é servida a clientela, são esses ingredientes básicos que o chefe de cozinha Leonard Espindola tem preservado nos últimos quatro anos em que tem atuado em seus estabelecimentos comerciais e que se localizam na Avenida Correa Machado e no mercado central. A Cantina do léo como é conhecida na cidade já é ponto de encontro de amigos para aquele gostoso bate papo no final de tarde e principalmente nos finais de semana. A Cantina do Leo se tornou ponto de referencia depois da conquista do prêmio Comida de Boteco idealizada e organizada pelo empresário de Belo Horizonte Eduardo Maia. A premiação à Cantina do Léo aconteceu no final do ano passado e se deu através do prato Língua ao Molho Madeira. Com entusiasmo Leonard conta à reportagem de O Norte que faz este e outros pratos com amor força de vontade e dedicação, ele diz que tudo isto é para que o cliente possa ficar satisfeito no que se refere ao trabalho que é oferecido pela sua equipe de funcionários que são ao todo 22 pessoas.
AMOR PELA COZINHA
Leonard Espindola diz que o amor pela cozinha vem deste pequeno, outro ponto que ele considera importante ser destacado é que durante muitos anos ele morou sozinho e conseqüentemente ele mesmo fazia a comida para o seu sustento. – Aprendi a cozinhar na prática, o homem tem que saber cozinhar, quando o homem se dedica de forma competente a cozinha ele pode se tornar até mesmo melhor na arte culinária do que algumas mulheres, diz Leo como é conhecido no meio.
REPRESENTANTE DE MONTES CLAROS NAS ALTEROSAS
O chefe de cozinha Leonard Espindola está contanto os dias, o motivo é que devido ele ter sido o vencedor do comida de buteco 2005, o mesmo foi escolhido com mais quatro vencedores para participar da Saideira em Belo Horizonte entre os dias 24 – 27 de Maio. Ele explica que nesta festa estará apresentando o seu prato Língua ao molho de madeira. - Espero com a minha ida a Belo Horizonte poder está entrosando mais no meio da arte culinária e ampliar com isso o nome da minha cantina e principalmente da minha cidade que é Montes Claros e das coisas gostosas que aqui são feitas, diz empolgado Leo. Demonstrando mistério ele conta que já está preparando para conquistar o Bicampeonato do concurso comida de buteco que vai acontecer no mês de setembro. Leonard Espindola conta que já está preparando um prato surpresa e que vai revelar brevemente, ele sente se feliz também em ter ganhado recentemente o premio de melhor higiene, premio este dado pela Comida de Buteco.
O Norte conseguiu em primeira mão a receita Língua ao molho de madeira do chefe de cozinha Leonard Espindola, o leo. Com esta receita ele ganhou o premio comida de buteco e estará apresentando este prato em Belo Horizonte dos dias 24 – 27 de maio.
INGREDIENTES
2 linguas de boi
2 Cebolas picadas
3 Colheres de sopa de tempero caseiro ( alho, sal e pimenta)
2 Colheres de sopa de creme de cebola em pó
2 Colheres de sopa de manteiga de garrafa
2 Colheres de sopa de amido de milho
1 Copo de vinho tinto ou uma lata de cerveja preta
500g de champignons em conserva
COMO FAZER
Limpar as línguas, retirar toda parte grossa e aproveitar só os files. Pôr na panela de pressão, com água suficiente para cobrir a carne, juntar uma cebola picada e deixar cozinhar por 40 minutos. Fatiar o filé – pedaços de aproximadamente 5cm ou como desejado. Reservar, separando o caldo. Em outra panela, pôr uma cebola picada, a manteiga de garrafa, o creme de cebola e o caldo, com um litro de água. Levar ao fogo, acrescentar a língua fatiada e o amido de milho, dissolvido em um copo de água fria. Quando começar a ferver, acrescentar o vinho ou a cerveja preta. O ponto será obtido quando o caldo estiver pastoso. Enfeitar com cebolinha verde e servir com pão fatiado.