Inaugurado há menos de um mês, no dia 14 de novembro de 2025, o Campo do Globo, localizado no bairro Augusta Mota, não resistiu ao primeiro “teste” de chuvas. Na tarde desta segunda-feira (1°), após uma chuva de aproximadamente uma hora, o campo ficou alagado e chamava a atenção de quem passava pelo local. Um jogo marcado para as 17h teve que ser adiado.
“É outra obra pública jogando dinheiro fora. Soube que colocaram um colchão drenado com brita e areia, então era para drenar muito bem. Provavelmente faltou fiscalização e medição correta. A queda lateral e a drenagem foram malfeitas”, opina um desportista morador do bairro, que solicitou para não ser identificado e esteve no local logo após a chuva. Para ele, é um grave problema, pois o município está reformando o Estádio Nilson Espoletão, no Parque das Mangueiras, com o objetivo principal de sediar jogos do time local, North Esporte Clube, em 2026. “Se ficar como esse, não tem jogo em dia de chuva. E é dinheiro público desperdiçado”, declara.
A obra consumiu R$ 2,4 milhões do orçamento municipal e a reforma levou cerca de oito meses para ser concluída. Conforme a prefeitura em seu site oficial, o estádio, que era de areia e atendia ao público dos bairros adjacentes, recebeu gramado sintético, sendo o primeiro campo sintético público, muro de arrimo, alambrado, vestiários com acessibilidade, iluminação a LED para jogos noturnos, entre outras melhorias. O espaço, pela configuração da área, estaria apto a receber jogos de campeonatos municipais e regionais, além de um público diversificado que inclui instituições de ensino, equipes de base e peladeiros.
Procurada, a prefeitura informou que: “o volume de chuva registrado na região do campo, entre os bairros Augusta Mota, Major Prates e Morada do Sol, foi maior em relação a outras partes da cidade, algo aproximado a 50 milímetros em menos de uma hora. O novo campo foi completamente reformado e passou a contar com drenagem conhecida como ‘espinha de peixe’. Ou seja, toda água escoa para as laterais do campo e, em seguida, para a caixa de saída direcionada para a rede pluvial da região. Nesta terça-feira (2), a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude adotará um procedimento pontual de controle do escoamento e prevenção, caso aconteça uma nova chuva em maior volume. Simultaneamente, a empresa responsável pela obra de construção do novo Campo do Globo fará uma visita técnica ao local para identificar se haveria algum ponto de obstrução com possíveis dejetos carreados pela água da chuva na saída da rede de drenagem do Campo”.
CENÁRIO
Em alguns bairros de Montes Claros, como o Maracanã e São Judas, moradores divulgaram nas redes sociais vídeos de alagamentos. Nesta última terça-feira (2), as chuvas continuaram pela manhã/início da tarde e a Defesa Civil emitiu alerta de chuva forte, com perigo de raios e trovões.
O Corpo de Bombeiros informou que, no final da tarde de segunda-feira (1°), houve um chamado no bairro Maracanã, relacionado às chuvas, mas, ao chegar no local, não foi constatada inundação. Na cidade de Coração de Jesus, houve a queda de duas árvores. A equipe atuou no corte das árvores e desobstrução da via pública. Já na terça-feira (2), o CB foi chamado para ocorrência de queda de árvore na MGC 135, próximo a Mirabela, e até o fechamento da edição, os bombeiros continuavam em atendimento. Simultaneamente, o CB estava empenhado em uma ocorrência de árvore caída sobre um automóvel na Av. Deputado Esteves Rodrigues, 75, Vila João Gordo, em frente a uma churrascaria, em Montes Claros. Não houve vítimas.