
Com a chegada do inverno, instituições de Montes Claros intensificam ações de solidariedade para pessoas em vulnerabilidade social. Até 20 de junho, o Hospital Dilson Godinho realiza campanha de arrecadação de roupas, agasalhos, cobertores, alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e itens de higiene, visando atender de 300 a 400 pessoas assistidas pela instituição.
As doações podem ser entregues na sede do HDG, em Montes Claros, e também nas Unidades de Extensão Clínica em Oncologia e Nefrologia nos municípios de Salinas, Pirapora e Brasília de Minas. “Neste inverno, queremos ir além do cuidado clínico e estender a mão a quem mais precisa”, afirma o diretor-presidente do HDG, Helder Leone Alves de Carvalho.
Inicialmente, os principais beneficiados são os próprios pacientes do hospital que enfrentam dificuldades socioeconômicas. Em seguida, as doações serão destinadas a comunidades assistidas por instituições parceiras. A psicóloga hospitalar, Carine de Araújo Montalvão, destaca que a campanha também promove acolhimento emocional. “Muitas vezes, o impacto do frio e da carência material se soma à dor da doença. Cada doação representa mais que um item: representa afeto, respeito e solidariedade”, ressalta.
A assistente social Renata Lúcia Fonseca dos Santos reforça que muitos dos atendidos vêm de outros municípios e áreas rurais do Norte de Minas e Sul da Bahia, chegando ao hospital durante a madrugada em situação de vulnerabilidade. “A maioria deles é muito simples, de área rural, e necessita muito dessa ajuda com agasalhos, tanto os pacientes quanto os acompanhantes”, explica.
Renata também faz um apelo à comunidade: “Todos temos aquela roupa, aquele agasalho, aquele cobertor que está bem guardado. Tem gente que já está lutando, passando por tratamentos difíceis como câncer e hemodiálise. Doar um agasalho é aquecer o frio e o coração dessas pessoas”.
Até 20 de junho, o Montes Claros Shopping, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Social, realiza a Campanha de Arrecadação de Agasalhos 2025. A meta é arrecadar roupas de frio e cobertores em bom estado para cerca de 1.500 famílias — mais de dez instituições serão beneficiadas. Três pontos de coleta estão disponíveis: no shopping (em frente ao cinema) e em duas unidades da Prefeitura: na sede antiga (Av. Cula Mangabeira) e na nova sede (bairro Jaraguá). A ação também conta com o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que acompanham e fiscalizam o trabalho das entidades envolvidas.
Michelle Campos, coordenadora da Casa de Acolhimento Rosa Mística, uma das entidades beneficiadas com a ação, destacou a importância da campanha de arrecadação de agasalhos. Segundo ela, a expectativa é de que a iniciativa beneficie diretamente as 18 mulheres acolhidas pela instituição, além de dez crianças e familiares. “O tempo já está bastante frio e são famílias que têm dificuldade para adquirir esse tipo de item”, afirmou Michelle. Ela também lembrou haver outras dez mulheres que, embora não residam mais na casa, ainda mantêm contato e poderão ser favorecidas pelas doações.
A coordenadora reforçou o impacto positivo da campanha, que irá contemplar dez instituições no total. “Isso traz dignidade. Onde a casa está situada é um bairro muito frio. A gente fica com o coração na mão ao ver uma criança ou uma mãe sem ter nada para vestir. O conforto dessas crianças, o bem-estar das mães, de terem uma coberta boa para dormir, isso é vida, é dignidade”, afirmou.
“Essa campanha é mais do que um gesto solidário: é a expressão de um compromisso contínuo com a nossa comunidade. Como shopping center, assumimos o papel de conectar pessoas não só por meio do consumo, mas principalmente por meio da empatia, do cuidado e da transformação social”, afirma Marília Viscondi, gerente de Marketing do Montes Claros Shopping.