Calor desfalca banco de sangue do Hemominas

Jornal O Norte
Publicado em 16/10/2008 às 10:39.Atualizado em 15/11/2021 às 07:47.

Samuel Nunes


Repórter



Em contato com O NORTE na manhã de ontem, Gislane Andrade, responsável pelo setor de captação e cadastro, revela que a alta temperatura tem influenciado negativamente no estoque de sangue do Hemominas. Explica que o número de pessoas que tem se dirigido ao setor de captação tem sido satisfatório, contudo, nem todas em condições de fazer a doação de sangue.



- Com o apoio da imprensa e de palestras que são realizadas, em média 85 pessoas têm comparecido ao Hemominas. Na última terça-feira, por exemplo, 116 pessoas estiveram no Hemominas, entretanto, apenas 50% destas doam o sangue. O motivo: a alta temperatura e a baixa umidade relativa do ar que têm provocado doenças respiratórias em inúmeras pessoas - relata.



REFLEXOS



Gislane Andrade afirma que devido ao baixo estoque de sangue, somente casos de urgência e emergência nos hospitais da cidade e região e que requer doação de sangue, estão sendo atendidos. Frisa ainda que o setor de coleta de sangue já vem com um déficit no número de doadores.



DOAÇÃO



Para doar, a pessoa deve ter acima de 18 anos, apresentar boa saúde e pesar acima de 50 kg. Deve apresentar documento com fotografia. São regras estabelecidas pelo Hemominas.



- Entre elas a de que em nenhuma hipótese a doação de sangue pode ser feita com a pessoa em jejum. Após a realização de cadastro, o doador será submetido a uma triagem de exames, com o médico. O médico analisará se o doador está apto ou não para realizar a doação. Logo após a avaliação, o paciente é submetido a um teste de anemia, e também a checagem de temperatura - diz Gislane Andrade.



ENTREVISTA



O doador passa ainda por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que impeçam sua doação. Após cada doação, serão realizados os seguintes exames em seu sangue: Tipagem sangüínea ABO e Rh; Pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares; Teste de Coombs Direto; Fenotipagem do Sistema Rh Hr( D,C,E.c,e) , Fenotipagem de outros sistemas; Testes sorológicos para: Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV I/II.



Doações podem ser agendadas através do telefone (38) 3212-6777 - Rua Urbino Viana, 640, Montes Claros.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por