Cai o índice de infestação do mosquito da dengue na cidade

Jornal O Norte
Publicado em 05/03/2008 às 09:09.Atualizado em 15/11/2021 às 07:26.

Samuel Nunes


Repórter



De acordo com o centro de controle de zoonoses, houve uma redução no índice de infestação do mosquito aedes aegypti na cidade. O coordenador municipal de combate a dengue, Edvaldo de Freitas Francisco, frisa que no mês de janeiro de 2007 o índice de infestação foi de 4,02%, sendo que em janeiro de 2008 este percentual chegou a 1,09%, o que é uma redução significativa. – Estamos incentivando o uso de telas nos ralos, o que pode ser considerada como uma boa medida de prevenção, tendo em vista, que os ralos podem ser considerados como depósitos do mosquito aedes aegypti.





Trabalho desenvolvido pelos agentes no combate a dengue é significativo, mas, a prevenção e colaboração da população são fundamentais fundamental


(foto: WILSON MEDEIROS)



Explica ainda que outros locais que podem servir de depósitos são as piscinas que devem ser limpas pelos menos de 15 em 15 dias e as calhas que principalmente, em virtude das chuvas também devem ser limpas evitando o acúmulo de água.



PROJETO 



O CCZ implantará em Montes Claros um curso de capacitação direcionado para jardineiros, babás, e profissionais que trabalham em residências onde os agentes não conseguem desenvolver o trabalho de prevenção. – Muitas vezes não conseguimos ter acesso às residências, por não encontrarmos os proprietários principalmente nos bairros considerados nobres. Esperamos que consigamos êxito através do curso – ressalta Edvaldo.



Duzentos e oitenta profissionais trabalham em toda a cidade sendo que duas vezes por mês são realizadas visitas nas residências. – Estamos com este número de agentes, contudo, o trabalho de prevenção por parte da população é fundamental para que o índice de infestação na cidade possa cair ainda mais - diz



Lembra que em alguns locais como, piscinas e calhas a atenção deve ser redobrada. Os cuidados, por exemplo, com as bromélias que é uma planta onde as folhas são largas sendo fácil acumular água, podendo desta forma, proliferar a atuação do mosquito da dengue. – É importante que a cada litro de água jogada nesta planta, seja colocada uma colher de sopa de água sanitária.  



A DOENÇA



A dengue é uma doença febril aguda, causada por vírus, de evolução benigna, na forma clássica, e, grave, quando se apresenta na forma hemorrágica. A doença é hoje a mais importante arbovirose que afeta o homem e constitui um sério problema de saúde pública no mundo, especialmente nos países de clima tropical, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito aedes aegypti, principal transmissor da dengue. A doença tem uma duração de cinco a sete dias. De acordo com a OMS - organização mundial da Saúde, 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por