Naíma Rodrigues
Repórter
onorte@onorte.net
A prefeitura de Montes Claros inaugurou quinta-feira, 18, o transporte especial para deficientes físicos, com isenção de tarifa, melhorando as condições para o transporte coletivo urbano, atendendo aos usuários de cadeiras de rodas.
- Era tão ruim andar de cadeiras de rodas, agora ficou até gostoso - diz a cadeirante Rosimara Alves, dentro de um ônibus especial.
Athos Avelino acompanha viagem com portadores de
deficiência física, que se sentem mais confortáveis com inovação
(fotos: Wilson Medeiros)
Foi realizada uma viagem inaugural dos transportes cadeirantes na tarde de sexta-feira, que contou com a participação do Valcir Soares Silva, presidente do Ademoc - Associação dos deficientes de Montes Claros, e de cinco cadeirantes em cada microônibus. O prefeito Athos Avelino e comitiva também participaram da viagem, que partiu da prefeitura e seguiu com os deficientes físicos para o parque, parque da Sapucaia, Distrito Industrial e cruzeiro no alto dos Morrinhos.
- Este é um projeto de inclusão social aos cadeirantes, que terão isenção de tarifa, quatro microônibus, e pessoas devidamente treinadas para lidar com os deficientes que tenham dificuldades de se locomover - diz Waldo Ferreira, da gerência de comunicação da prefeitura.
Esse processo de inclusão no transporte coletivo é um ponto de partida para os cadeirantes, conforme define a gerente administrativa da Transmontes, Jaqueline Camelo.
O projeto dos transportes especiais para deficientes físicos estará em andamento a partir de segunda-feira, dia 23 de outubro. A prioridade de atendimento é primeiro para saúde; depois, a trabalho; educação e, por último, para lazer.
O veículo é dotado de cinco lugares para os cadeirantes, com cintos de segurança, e seis cadeiras comuns, o que permitirá que os cincos acompanhantes se sentem confortavelmente, enquanto a sexta cadeira será ocupada pelo auxiliar de viagens, que dará todo o suporte para que o cadeirante embarque e desembarque de forma segura, conforme explica o motorista Alyson Causio.
Valcir da Ademoc diz que já existem cerca de 100 cadeirantes cadastrados em Moc. Aqueles que desejarem obter o benefício devem ligar para 3229-3434.
