Naima Rodrigues
Repórter
onorte@onorte.net
Comerciantes do mercado Sul de Montes Claros estão indignados com a falta de responsabilidades da prefeitura para com o local. O mercado, que existe desde a década de 70, fundado por Antônio Lafetá Rebelo, não é reformado há mais de seis anos, o que deixa os comerciantes desanimados com as perspectivas de melhora.
Na chuva de ontem, quarta-feira, a reportagem estava no local e pôde presenciar as dificuldades que os comerciantes vêm enfrentando. O esgoto invadiu o mercado, o que gera forte mau cheiro no local.
Quanto chove goteiras fazem do mercado sul
uma verdadeira peneira... (foto: Wilson Medeiros)
- Muitas pessoas comem aqui, nós vendemos comida. Como é que alguém vai querer comer em um lugar assim? Perdemos freguesia por conta do descaso da prefeitura – diz Vanderlei Leal.
Os comerciantes estão indignados com o descaso, e com falsas promessas. – Nos palanques, o atual prefeito prometeu que iria consertar e voltar a movimentar o mercado, mas até hoje nada foi feito aqui. Hoje, estão fechadas mais de 18 lojas, só há cinco bancas de verduras - afirma Haroldo da Silva.
AS VENDAS BAIXARAM
- No início, este mercado era muito movimentado, cheio de bancas de verduras. Mas Jairo (Ataíde, ex-prefeito) mandou tirar as bancas, alegando que não tinha ninguém trabalhando no local. Os caminhões da prefeitura vieram e retiraram as barracas. Desde então, o movimento foi acabando- diz o comerciante Haroldo.
Ainda segundo ele, a retirada da cooperativa dos funcionários da prefeitura, que havia próximo ao seu barzinho, contribuiu para que as vendas caíssem bastante.
POLÍTICA x MERCADO
- Isso está largado por falta de um bom administrador. Se nós tivéssemos uma boa administração em Montes Claros, o povo aqui do mercado estava todo trabalhando. Questiono-me como o povo elege um prefeito que não sabe administrar a cidade- afirma o Avilmar Antunes.
DESABAFO DOS COMERCIANTES
Ainda indignado com a situação que vem enfrentando, o comerciante Avilmar não se contém e diz:
- O homem entrou na prefeitura e não sabe resolver nada. É um excelente médico, mais um péssimo administrador. Pra mim, ele não é prefeito. A profissão de Athos é médico e não de prefeito. Se eu estivesse no lugar dele, iria correr atrás e não fazer igual ao administrador que parou no tempo.
Inconformado com a situação em que se encontram os comerciantes, um deles continua:
- O prefeito está matando o povo. A cidade está toda cheia de buracos. Se alguém cair neles, não é culpa do motorista não, a culpa é do prefeito, que não mandou tampar. E ainda tem um tal de Sued, que não faz nada e ainda queria se eleger deputado estadual... - afirma Vanderlei Leal.
O QUE PRECISA SER FEITO
Os comerciantes alegam que é necessário ser realizada uma limpeza, conserto de portas, melhorar a iluminação, já que ela está praticamente toda comprometida, consertar as portas do banheiro, que estão todas quebradas e os próprios sanitários, pintar, consertar as calhas e as goteiras que são repletas no local.
REUNIÕES E MAIS REUNIÕES
Segundo o gerente do mercado Sul, Assírio Pereira, foram feitas diversas reuniões no local, prometendo-se que iria ser levado para lá uma farmácia, um posto policial, contudo, nada foi implantado ainda.
- Todos esses problemas citados pelos comerciantes já foram levados à prefeitura, aproximadamente há quatro meses, e eles (os secretários da área) alegaram que iria ser consertado. Como gerente, fico chateado com as condições de trabalho dos comerciantes - diz Assírio.
PREFEITURA
A prefeitura foi informada sobre o problema mas, em e-mail enviado a O Norte, fala sobre problemas do mercado central e não do mercado Sul.
Espera-se resposta para a solução dos problemas na próxima edição.
