Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
É o próprio artista que diz:
- O que passo para as crianças, através do meu trabalho, é um alerta, um pedido de conscientização devido ao que passei na minha infância e juventude, quando fui usuário de drogas e álcool.
Com criatividade e dinamismo, Fernando Gonçalves manuseia os bonecos criados por ele para conscientizar crianças e jovens
(foto: Wilson Medeiros)
São estas as palavras de Fernando Antônio Gonçalves, natural da cidade de Francisco Sá e que reside na cidade de Manga - e que tem como missão, nos últimos 14 anos, fazer apresentações com bonecos em igrejas, escolas, festas de aniversários e praças públicas pelo Brasil afora. Ele denomina sua atividade como ventrículo que significa arte das mensagens lúdicas, e revela que aprendeu este oficio no Instituto Bíblico de uma igreja evangélica.
Com criatividade, todas as falas dos bonecos empregadas nas apresentações são criadas por ele. Demonstrando habilidade com os bonecos, Fernando afirma que tem feito a sua parte para uma sociedade mais alegre e, ao mesmo tempo, atenta a alguns problemas enfrentados pelos jovens que diz respeito às drogas e ao álcool.
TEOR DAS MENSAGENS
Fernando Antônio Gonçalves enfatiza que usando oito bonecos, ele tem passado especialmente para crianças e jovens mensagens de ações preventivas e palestras nas áreas de direitos e valores humanos - e ainda para a regeneração de adolescentes.
- Já realizei este trabalho no Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Brasília- DF, Piauí e em todo o Norte de Minas.
Outro ponto ressaltado por ele é que os bonecos foram inspirados em personagens bíblicos. Sobre o motivo de usar bonecos e não um outro objeto, Fernando Antônio Gonçalves explica que através destes bonecos as crianças têm a sua atenção acionada e com isso um dos objetivos de seu trabalho é alcançado, que é o de primeiramente passar a mensagem positiva. Ele observa ainda que o seu trabalho não visa fins lucrativos, mas que é comum no momento em que ele está se apresentando pessoas contribuírem com determinada quantia em dinheiro.
Fernando esclarece que o dinheiro arrecadado é revertido para o projeto Neastlé, que é uma organização não governamental que trabalha com crianças na cidade de Manga.
RECONHECIMENTO DOS FAMOSOS
Fernando Antônio Gonçalves diz com entusiasmo e orgulho que este seu trabalho de conscientização com as crianças e jovens tem o reconhecimento de nomes famosos da música e do futebol como, por exemplo, Zé Roberto, que joga atualmente no Santos e com passagem pela seleção Brasileira, Carla Perez, Mara Maravilha e Rafael Ilha, este último ex-integrante do grupo Dominó.
Fernando afirma que no mundo atual os jovens estão sem referencial, o que tem levado vários deles a caminharem por caminhos tortuosos.
- A droga é uma das responsáveis pela morte de pelo menos 70% dos jovens no país. Estamos vivendo em uma sociedade onde a juventude não tem sonhos e muito menos projeto de vida. A juventude de hoje está doente e o que predomina é o prazer. Portanto, é importante que eu continue com este meu trabalho pelos estados do Brasil - afirma.
TELEVISÃO
Como acadêmico do 3º módulo do curso de Normal Superior, Fernando Antônio Gonçalves diz que seu trabalho com os bonecos é também um método de concorrer com criatividade com a televisão. Em um país onde de acordo com pesquisadores da Unicamp mais de 90% dos lares do Brasil têm televisores, Fernando salienta que é preciso por parte de professores do ensino infantil, igrejas e educadores em geral se ter mais criatividade com o público infantil.
- Posso citar o meu próprio exemplo, pois foi observando uma professora americana ministrando sua aula com o uso de bonecos é que me fascinei e fiquei inspirado em também fazer bonecos para divulgar mensagens transformadoras.
APOIO INCONDICIONAL
Com gratidão, Fernando lembra que tem recebido todo tipo de apoio da atual diretoria do projeto Estrela da Esperança, nas pessoas de Roberto Teixeira e Lucimeire Aquino. Ele lembra ainda com saudosismo de quando foi recuperado das drogas e do álcool pelo fundador do projeto Estrela da Esperança, Erik Grunner na cidade de Francisco Sá.
- Posso ser considerado como um ex-garoto de rua e passo com este meu trabalho minha própria experiência de vida. Tenho muitas experiências ao longo da minha vida e acredito que posso ajudar muitas pessoas. Digo ainda que neste dia das crianças que está chegando que o melhor presente que um pai pode dar a uma criança não é aquele que compra no shopping ou em qualquer outra loja. Por mais caro que este presente seja, o presente mais valioso é aquele que vem do fundo do coração. Os pais devem olhar nos olhos do seu filho é dizer sempre que o amor que ele sente por este filho é grande. Isso não tem preço e emana do fundo do coração - conclui.
Os interessados em conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido por Fernando Gonçalves com os bonecos podem ligar para os seguintes telefones: 8405 – 4453 – 91348221 ou através da internet: fernandozecarvao@hotmail.com.